No Natal de Faro os prémios e atividades são para todos

Época natalícia já foi oficialmente inaugurada, na capital algarvia

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

Presentes, entre os quais um carro e milhares de euros em vouchers para o comércio local de Faro, atividades para todos os gostos, uma Casa do Pai Natal e ruas inundadas de luz fazem mais uma edição do Natal da Baixa e do Faro Somos Todos, que foram lançadas esta quinta-feira, dia 30 de Novembro, na capital algarvia.

A animação de Natal na Baixa farense foi oficialmente lançada com a inauguração da iluminação de Natal, ao início da noite de quinta-feira, na Praça da Pontinha, pela mão de Rogério Bacalhau, mas também de algumas crianças.

Seguiu-se uma visita à loja do “Faro Somos Todos”, um projeto que envolve o comércio local e que tem, em 2023, novidades.

«O objetivo aqui é, de alguma forma, chamar a atenção e promover o Natal e a festa de família, ao mesmo tempo que ajudamos o comércio local», resumiu Rogério Bacalhau.

Isso consegue-se de duas formas. A primeira é oferecendo «a todos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo um cheque no valor de 25 euros, bem como aos do escalão A e B do segundo e  terceiro ciclo e secundário».

«Serão mais de 6 mil alunos que vão ser agraciados com esse cheque, para poderem, depois, comprar um presente de Natal, chamemos-lhe assim, aqui no Comércio da Baixa», segundo o presidente da Câmara de Faro.

 

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Outra forma de dinamizar a economia, ao mesmo tempo que se beneficia as famílias, é através do programa “Faro Somos Todos”.

Este ano, foram cerca de 200 os comerciantes que aderiram a esta iniciativa dinamizada em conjunto pela autarquia e pelos empresários locais, que, no essencial, manterá em 2023 o modelo de anos anteriores.

Por cada 10 euros de compras nas lojas aderentes do comércio local de Faro, o cliente recebe um cupão, que, após devidamente preenchido e colocado na tômbola existente na loja do “Faro Somos Todos”, na Rua do Lethes, o habilita a ganhar um dos prémios que serão sorteados em Dezembro.

Este ano, além de 20 mil euros em vouchers para gastar nas lojas aderentes, a Câmara de Faro vai sortear uma viatura elétrica, numa colaboração com a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e com a Carglass. Tanto a 8 como a 15 de Dezembro, serão sorteados 5 mil euros em prémios, enquanto no dia 22, serão atribuídos dez mil euros e a viatura.

«Estamos a falar de cerca de mil vouchers de 30, 50 e 200 euros, que serão sorteados através da tômbola», resumiu Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, que revelou o programa das festas.

Uma novidade que foi introduzida este ano no “Faro Somos Nós” foi a substituição da roda da sorte por raspadinhas.

«Esta raspadinha não é um jogo de sorte e azar, tem sempre prémio. Há 30 mil prémios, entre experiências náuticas, entradas nos espaços culturais, bilhetes para o Festival F e para a Açoteia, visitas ao Faro Story Spot, viagens no comboio turístico, visitas ao Centro Ciência Viva e brindes», revelou.

Para acederem a essa raspadinha, as pessoas «têm que responder a um inquérito», cujo objetivo é «conhecer melhor o perfil das pessoas que fazem compras no comércio local, das pessoas que utilizam os espaços desportivos, os espaços culturais, o que é que as pessoas pensam sobre sustentabilidade, o que é que as pessoas pensam sobre processos de participação cívica, na área social, no turismo».

«Temos 12 categorias em que as pessoas, num inquérito muito rápido, muito simples, de forma a não perderem muito tempo, nos ajudam a conhecer melhor o perfil do farense e de quem nos visita, uma vez que esta iniciativa é aberta a todos», explicou Paulo Santos.

O primeiro a responder a esse inquérito e a receber em mãos uma raspadinha, foi Rogério Bacalhau, que ganhou um suporte para telemóvel com o símbolo da autarquia.

 

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Para os mais novos, como sempre, também haverá várias propostas, desde logo a Casa do Pai Natal, que está a funcionar desde ontem, dia 1 de Dezembro, e se mudou, este ano, para a antiga loja Martinez, na baixa comercial da cidade.

Também para os mais novos, foi criada mais uma edição do livro “Os Farrobinhas”, que em 2023 é oferecido às crianças no interior de «uma caixa cheia de surpresas”.

Uma delas é um livro com mais uma aventura destas personagens, a que membros da Associação de Designers do Sul deram vida, que, este ano, «irão resgatar o Pai Natal», com o apoio da mascote da Proteção Civil de Faro.

Em 2023, este livro alia a história a uma componente de colecionismo, uma vez que, além dos cupões, quem fizer 10 euros em compras nas lojas aderentes também vai receber uma saqueta de cromos, para preencher o livro d’ Os Farrobinhas.

A caixa, que será oferecida pelo Pai Natal às crianças que se dirigirem à “sua” casa, já traz uma primeira saqueta, além do livro.

Outro elemento desta caixa é um jogo «sobre proteção civil», denominado “Resgate do Pai Natal”, o mesmo nome da mais recente aventura d’Os Farrobinhas.

«O jogo vem com cartões, com perguntas. É um género de jogo da Glória, aplicado à proteção civil», descreveu o vice-presidente da Câmara de Faro.

«Este jogo e todos estes materiais vão-se tornar, depois, materiais pedagógicos para as escolas do ensino básico e do ensino básico pré-escolar. Vamos ter este jogo em tamanho maior, cada escola vai receber kits, para poderem trabalhar a temática de Proteção Civil ao longo do ano», conclui Paulo Santos.

Na Casa do Pai Natal, as crianças também poderão desfrutar de atividades promovidas pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e da Hora do Conto, entre outras atividades.

A Câmara de Faro também irá oferecer bilhetes para o circo que se vai instalar junto ao Complexo Desportivo aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Este programa é realizado em parceria com associações empresariais, desde logo a Associação para o Desenvolvimento do Comércio da Zona Histórica de Faro, mas também a ACRAL, a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares (AIHSA) e a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Para Davide Alpestana, presidente da associação da baixa de Faro, «a expetativa é que o “Faro Somos Todos” tenha uma renovada adesão por parte da população».

«O que nós queremos é que se crie aqui um sentimento de comunidade, de partilha e de vivência do Natal que nos deixe a todos satisfeitos», acrescentou.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub