Loulé entrega chaves de novas casas a 5 famílias em Salir

Ministra da Habitação Marina Gonçalves esteve no concelho de Loulé

A Câmara de Loulé entregou, esta quarta-feira, 27 de Dezembro, as chaves de cinco novas habitações, em Salir, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Localizados em frente do Centro Comunitário de Salir, no centro da vila, estes fogos compostos por dois T2 e três T3 foram entregues na modalidade de arrendamento acessível.

As famílias foram escolhidas, de acordo com os critérios de elegibilidade estipulados no regulamento municipal.

Esta obra significou um investimento de cerca de 630 mil euros, com financiamento do PRR.

«É uma enorme alegria e um momento muito feliz para os contemplados, naturalmente, mas também para esta autarquia. É um sinal claro de que a nossa política para a habitação começa a dar frutos palpáveis e assim continuará nos próximos tempos, pois temos várias obras em curso e diversos projetos em desenvolvimento, de forma a satisfazermos o quanto antes o que consideramos ser um direito fundamental dos nossos cidadãos», frisou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Desde 2015 já foram realojadas perto de 48 famílias do concelho de Loulé ao abrigo da Estratégia Local de Habitação (ELH). A meta é encontrar, até 2030, 1400 soluções de habitação para quem mais precisa.

Ontem, 28 de Dezembro, a ministra da Habitação Marina Gonçalves esteve no concelho de Loulé para uma reunião com os responsáveis municipais onde foi feito o balanço do trabalho que está a ser realizado, nomeadamente através dos fundos do PRR e do programa 1º Direito.

De seguida, a ministra esteve no Bairro Municipal de Loulé “Frederico Ulrich” – conhecido como Bairro Operário – onde decorre a 1ª fase da ampliação e reabilitação de 18 moradias.

Esta é uma obra integrada na Estratégia Local de Habitação 2019-2030 do Município de Loulé e que contará com um investimento que ronda os 3 milhões de euros (2,603.679,03€ financiados pelo PRR e 332,345,51€ pela Autarquia).

Não muito longe do Bairro, junto à Mina de Sal-Gema, Marina Gonçalves teve oportunidade de ver a mais emblemática obra desta Estratégia Local de Habitação: a Urbanização Clona.

A empreitada está em curso há vários meses, tendo sido lançada pela própria ministra da Habitação, em Junho, que depositou a primeira pedra dos blocos. Agora pôde constatar de perto o evoluir dos trabalhos que decorrem a bom ritmo.

Neste momento estão em construção 64 fogos (34 destinam-se ao arrendamento acessível e os restantes ao arrendamento apoiado) mas o projeto prevê um total de 128 fogos.

O valor total da obra é de 11,2 milhões de euros, com um cofinanciamento de 4,2 milhões de euros do PRR.

Neste périplo pelo território louletano, a governante passou por Salir onde, além das 5 habitações já entregues a famílias, se encontram mais 12 fogos em construção.

 

 

Comentários

pub