Mais de uma centena de pessoas celebrou o Natal com um mergulho, na manhã de dia 25, na praia de Armação de Pêra para relembrar a importância da solidariedade nesta quadra.
Com mais de 20 anos, esta tradição convida a fazer donativos para as famílias carenciadas do concelho de Silves. O dinheiro é depois entregue à Junta de Freguesia de Armação de Pêra que comprará cabazes de alimentos para distribuir.
Apesar de já ter mais de duas décadas, só há dois anos é que esta iniciativa é organizada pelo Clube dos Veículos Clássicos do Barlavento. Antes, o evento estava a cargo de Vicki Good e do Hotel Holiday Inn, que fica junta à praia onde decorre a atividade.
Esta segunda-feira, foram muitos os que quiseram ir a banhos, mas houve também quem preferisse ficar na areia a fotografar ou apenas a assistir.
Para Sérgio Costa, um dos organizadores do Mergulho Solidário, não custou acordar cedo para participar nesta iniciativa.
«Isto já se torna uma rotina. Dá sempre trabalho, mas para nós é um prazer. Quando chegamos aqui e vemos o lado humana das coisas, vemos que vale a pena», conta Sérgio.
No ano passado foram entregues à Junta de Freguesia de Armação de Pêra 2394 euros e a meta de 2023 é ultrapassar essa verba. Antes do Natal foram entregues 1.800 euros, doados por um particular e uma empresa.
O Mergulho Solidário volta a sair à rua no dia 1 de Janeiro, às 10h30, no mesmo local. Em vez de traje de Pai Natal, os participantes são convidados a vir de pijama.
Veja como foi este mergulho natalício:
Fotos e texto de: Cátia Rodrigues, que é finalista do Mestrado em Comunicação e Media Digitais da Universidade do Algarve e está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação.