Enoturistas mais que duplicam na Quinta do Canhoto

Ano de 2023 tem sido de crescimento, mas já há planos para 2024

A família da Quinta do Canhoto

A Quinta do Canhoto, produtora de vinhos com a marca Esquerdino, situada no concelho de Albufeira e com vista para o mar, abriu as portas ao enoturismo em Março de 2020 e «tem vindo a registar um crescimento muito significativo de turistas de vários países do mundo».

De Janeiro a Outubro deste ano, a experiência de visita às vinhas, adega e prova de vinhos foi experienciada por mais de 9000 enoturistas, um crescimento de mais de 100% face ao período homólogo de 2022.

Além destes turistas que reservaram a sua experiência, «foram muitos os que apareceram e fizeram uma prova comentada de vinhos, porque na Quinta do Canhoto todos os que chegam são bem-vindos e atendidos da melhor forma», acrescentam os responsáveis pela quinta.

 

Foto: Bárbara Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

 

A quantidade de vinhos vendidos diretamente aos turistas acompanhou este crescimento, representando agora cerca de 80% da venda de vinhos da adega, entre os vinhos de prova e os comprados pelos enoturistas.

«Podemos dizer que 80% do vinho Esquerdino é para exportação, dado que é pago em moeda estrangeira e é enviado para diferentes países e continentes», sublinham.

Os turistas estrangeiros representam 98% dos visitantes da Quinta do Canhoto, com o Reino Unido, a Bélgica e a Suécia a liderar os mercados emissores no Verão.

Nos restantes meses, são o Canadá, os Estados Unidos, a Holanda e a Dinamarca os países maioritários de origem dos visitantes.

A Quinta do Canhoto produz vinhos brancos, rosé e tintos com Indicação Geográfica Algarve que assim levam o nome da Quinta e dos Vinhos do Algarve mais longe.

 

 

Situada a curta distância da cidade de Albufeira, a 2,5 quilómetros do mar (que se avista da quinta), mas longe da confusão, apresenta-se como um espaço de tranquilidade, de biodiversidade, que surpreende os turistas pela qualidade dos seus vinhos, pelas suas vinhas com vista de mar e pela Adega BioClimática, um edifício que conjuga a estética e a funcionalidade com a eficiência energética.

O projeto é da autoria da arquiteta Joana Fernandes, a 5.ª geração da família que, conjuntamente com a sua mãe Josefina e o seu tio Edgar, estão à frente dos destinos da Quinta do Canhoto. O projeto recebeu um prémio de Arquitetura do Algarve 2022, da Ordem dos Arquitetos.

Mas os planos da Quinta do Canhoto não ficam por aqui. Para 2024, a oferta de enoturismo alarga-se, apresentando duas novas experiências: o piquenique junto às vinhas e a Prova Especial, com um conjunto de produtos que acompanha os vinhos, desde o pão algarvio recheado com queijo no forno, os salgados, os queijos e enchidos, a chouriça assada, as espetadas de produtos frescos, a fruta da época e os doces algarvios.

Aberta todo o ano, a Quinta do Canhoto é uma das opções dos turistas do Algarve também em época baixa.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub