Câmara de Lagos instala 24 desfibrilhadores automáticos externos

De momento, e já no ativo, encontram-se os primeiros quatro DAE

A Câmara de Lagos vai instalar 24 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) no concelho para dar resposta a situações de paragem cardiorrespiratória (PCR).

De momento, e já no ativo, encontram-se os primeiros quatro DAE em recintos escolares (ES Júlio Dantas, EB Tecnopolis, ES Gil Eanes e EB das Naus).

Já no início do ano, «as viaturas das forças de segurança e socorro em atividade no concelho contarão com cinco equipamentos (Proteção Civil, Polícia Municipal, PSP, GNR e Polícia Marítima)», diz a Câmara de Lagos.

O programa será alargado também às oficinas municipais (Chinicato) e, em apoio à Santa Casa da Misericórdia de Lagos, serão equipadas três das unidades com desfibrilhador.

 

 

 

O programa encerra a sua primeira fase com a colocação de 11 desfibrilhadores em cabines de via pública, distribuídos pelas áreas das quatro freguesias: Luz, Espiche, Almádena, Barão de São João, Bensafrim, Chinicato, Odiáxere e Lagos (Praça do Infante, Mercado de Santo Amaro, Praça Gil Eanes e junto ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI).

De resto, a autarquia, através do Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta e em articulação com o Corpo de Bombeiros de Lagos, formou mais de 300 pessoas das entidades diretamente envolvidas nas proximidades dos equipamentos e, em breve, irá disponibilizar para a população em geral a possibilidade de integrar este programa, frequentando o curso de Suporte Básico de Vida DAE.

Comentários

pub