Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O volume das barragens do Algarve não sofreu alterações significativas ao longo do mês de Novembro, o que significa que as albufeiras algarvias continuam com níveis muito baixos para esta altura do ano e a ser motivo de preocupação, segundo o mais recente Boletim de Armazenamento, do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SINRH).

A situação mais crítica continua a ser a da Barragem da Bravura, a única albufeira da Bacia Hidrográfica das Ribeiras do Algarve, que está com 7,6% da sua capacidade total. Neste caso, a diferença para o volume médio no final de Novembro, que é de 53,4%, é muito acentuada.

Na vizinha Bacia Hidrográfica do Arade, o volume, que se fixa em 25,5%, também está abaixo da média, que é de 37,8%.

lagos eventos

Nesta bacia hidrográfica, existem duas albufeiras cujo uso principal é irrigação, a do Arade e a do Funcho, que estão neste momento com 15% e 33%, respetivamente.

Quanto à Barragem de Odelouca, destinada ao abastecimento humano e que é a com mais capacidade no Algarve, está atualmente com 24% da sua capacidade total, segundo o SNIHR.

No entanto, se olharmos aos dados das disponibilidades hídricas da Águas do Algarve, que gere as barragens para abastecimento da região, o volume útil desta albufeira era apenas de 6,9%, a meio de Novembro.

As barragens de Odeleite e a de Beliche, da sub-bacia das Ribeiras do Sotavento, são as que estão na situação menos crítica – mas que, ainda assim, causa preocupação.

A barragem de Odeleite, a segunda maior do Algarve, está com 32% da sua capacidade total. Já o volume útil armazenado nesta albufeira era de 18,93%, no dia 17 de Novembro.

Na mesma data, a albufeira de Beliche tinha um volume útil de 16,36%. O volume total armazenado era de 25%, o mesmo que se registava no final do mês anterior.

A nível nacional, comparativamente com o último dia de Outubro, verificou-se um aumento do volume armazenado em cinco bacias hidrográficas e uma descida em seis.

«Das 60 albufeiras monitorizadas, 15 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 17 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total», segundo o SNIRH.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Banner lateral albufeira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Sul Informação - Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Sul Informação - Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo

Alentejo sob aviso vermelho e Algarve a laranja devido ao calor que começará a diminuir