Autoridade Marítima e APS testam resposta a emergências no Porto de Faro

Exercício envolveu operacionais de diversas forças de segurança

Treinar «procedimentos de comando e controlo» na resposta a situações de emergência no Porto Comercial de Faro foi o objetivo de um exercício de proteção portuária promovido pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com a Administração Portuária do Porto de Faro, ontem, dia 22 de Dezembro.

A iniciativa foi realizada no âmbito do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), promovido pelo núcleo de Segurança, Proteção e Ambiente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A.

Este exercício, coordenado pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Faro, partiu de uma chamada telefónica anónima para a portaria do terminal portuário, informando para a existência de um engenho explosivo na muralha do cais, onde se previa a atracação de uma unidade naval da Marinha», segundo a Autoridade Marítima Nacional.

«Foram acionados de imediato meios do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, por forma a constituir um dispositivo de segurança composto por uma embarcação, que assegurou a interdição da área molhada contígua ao cais, e duas equipas apeadas que, em articulação com o serviço de segurança do porto, garantiram o perímetro de segurança da área portuária», acrescentou.

Após a intervenção da Polícia Marítima, em articulação com a Autoridade Portuária e conjugação de esforços com a PSP e Polícia Judiciária, «foi possível garantir as necessárias condições de segurança para que as atividades portuárias retomassem a normalidade e que a atracação do navio da Marinha fosse efetuada em segurança».

No exercício participaram cerca de duas dezenas de elementos da Polícia Marítima, Autoridade Portuária, PSP, Polícia Judiciária e Proteção Civil, bem como da Alfândega de Faro, da Autoridade de Saúde e do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

 



Comentários

pub