Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O 19º aniversário da Biblioteca Lídia Jorge, em Albufeira, vai ser assinalado com a apresentação de um espetáculo com temas originais de Sofia Brito.  

A Biblioteca Municipal de Albufeira, que abriu portas no dia 17 de Dezembro de 2004, passou a chamar-se Biblioteca Municipal Lídia Jorge em 2009, em homenagem à escritora algarvia

Assim, para este sábado, 16 de Dezembro, a Câmara de Albufeira preparou um programa que consiste na apresentação da performance poética “Amor ou Sanidade?”, um espetáculo com textos originais de Sofia Brito.

recrutamento zoomarine 2025

Trata-se de um projeto a três mãos (Vilma Keuchguerian, Guilherme Limão e Sofia Brito) que envolve a música – acústica e eletrónica – com a palavra dita.

De acordo com a autarquia de Portimão, esta é «uma dinâmica de performance ainda pouco vista em Portugal, na qual o foco cai inteiramente sobre as sensações físicas provocadas propositadamente pela ambiência dos sons e o discurso – quase sempre de caráter social».

Na estrada há cerca de dois anos, este espetáculo já passou por várias bibliotecas do país, feiras do livro e centros de apoio social para população sem-abrigo.

O programa termina de forma festiva com o corte do bolo de aniversário para todos os participantes.

Atualmente, a Biblioteca conta com 13 966 leitores inscritos, 125 367 livros em catálogo e 125 367 empréstimos efetuados, entre filmes e livros, até ao presente momento.

O presidente da Câmara de Albufeira destaca «a importância do livro como instrumento de transmissão de
conhecimentos, promotor de valores e facilitador do sonho, independentemente da idade de cada um de nós».

José Carlos Rolo refere que «a BMA, para além de ser um equipamento municipal vocacionado para a promoção de hábitos de leitura é um espaço onde decorrem exposições, apresentação de livros, pequenos concertos, seminários, Workshops e programas de ocupação dos tempos livres dos mais pequeninos, como é o caso do programa “Férias Escolares = Biblioteca” e que tem por objetivo proporcionar o acesso gratuito à cultura, em sentido lato, a toda a comunidade do concelho».

Em nota, a autarquia frisa que, neste momento, a BMA, enquanto espaço multicultural, acolhe duas exposições permanentes: a tapeçaria Algarvensis de Vanessa Barragão e a instalação Andar a pé no fundo do mar, de Jorge Cabrita Matias.

 

Sul Informação



vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

orquestra algarve (2)

“Um regresso esperado” no Auditório de Albufeira