Tradição, sustentabilidade e animação marcam Natal no concelho de Loulé

Como já é tradição, o dia 1 de dezembro marca o início da animação, com a chegada do Pai Natal a Loulé e abertura da Aldeia dos Sonhos

A Câmara Municipal de Loulé reforça, este ano, a sua preocupação em reduzir a pegada ecológica das atividades de animação de Natal que irá promover, levando a magia desta época às localidades, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, mas sempre a pensar no futuro do Planeta.

Como já é tradição, o dia 1 de dezembro marca o início da animação, com a chegada do Pai Natal a Loulé e abertura da Aldeia dos Sonhos, pelas 15h00.

Uma parada com muita cor e alegria marcará esta inauguração, onde não faltarão os amigos do “Velhinho das barbas brancas”, como a Mãe Natal, os duendes, os operários que laboram na fábrica dos brinquedos, as renas e muitas outras personagens.

Depois, já na Aldeia, à porta da casa do Pai Natal, acontece o momento mais aguardados pelos mais novos: a distribuição de presentes.

Esta iniciativa repete-se no dia seguinte, 2 de dezembro, na cidade de Quarteira (10h00) e em Almancil (15h00).

Este ano, os polos de animação nas três principais localidades do concelho trazem algumas novidades. Em Loulé, a Aldeia dos Sonhos estende-se por quatro áreas: a Cerca do Convento, onde ficará instalada uma pista de gelo ecológica e uma rampa de boias para os visitantes mais radicais; os Claustros, onde ficará o apeadeiro do comboio de Natal; o Largo Afonso III, onde vai ser possível fazer arborismo com vista privilegiada para o Castelo; e o Largo de S. Francisco, que este ano receberá um carrossel.

As fanfarras com os ritmos natalícios, a música, os animadores, a decoração e luzes, as banquinhas com gastronomia, especialmente os tão apreciados doces de Natal, chocolate quente e vinho quente com especiarias, trazem um ambiente aconchegante inspirado nos mercados de Natal que se fazem no Norte da Europa nesta época.

A Aldeia dos Sonhos funciona no seguinte horário: sábado, das 10h30 às 19h00, e de terça a sexta-feira a ao domingo, das 14h30 às 19h00. Encerra à segunda-feira.

Neste concelho, o Natal também se faz à beira-mar e, em Quarteira, apesar do cenário diferente, as propostas são também entusiasmantes. Na Praça Natal (Praça do Mar) e na Rua Natal (Rua Vasco da Gama), há mercadinhos de Natal e momentos de animação com grupos de música e dança, com uma participação ativa da comunidade local.

Já em Almancil, o espírito festivo e solidário da quadra vive-se no emblemático Jardim das Comunidades, ponto de encontro de diferentes gerações e nacionalidades.

Na construção destes espaços de Natal, a autarquia de Loulé apostou na utilização de materiais reciclados, bem como na reutilização de alguns elementos de anos anteriores.

Por outro lado, por motivos que se prendem com a sustentabilidade ambiental e a necessidade de poupança energética, as iluminações de Natal irão acender-se apenas no dia 6, e estarão ligadas diariamente, entre as 17h30 e as 23h30. Nas principais artérias das localidades, e em todas as freguesias do concelho de Loulé, as luzes serão um atrativo para quem por aqui passar.

Mas o programa de animação de Natal que o Município de Loulé apresenta terá outros momentos de destaque como o espetáculo de Panda e os Caricas (10 de dezembro), a Feira da Serra (8, 9 e 10 de dezembro), os eventos de Passagem de Ano em Quarteira (de 28 de dezembro a 1 de janeiro) ou o Bolo-Rei Gigante (6 de janeiro).

De 22 de novembro a 4 de janeiro, decorre a campanha “Um Natal Especial”, envolvendo comerciantes de todo o Concelho de Loulé, com o principal objetivo de dinamizar o comércio local naquela que é a época do ano mais importante para os lojistas.

 

 



Comentários

pub