Projeto do DeVIR na Horta da Areia chega ao fim com colóquio e teatro

Este projeto durou três anos

Um colóquio, a 6 de Dezembro, e um espetáculo de teatro, no dia 9, vão assinalar o fim do projeto “DeVIR” na Horta da Areia, em Faro. 

Este projeto, que durou três anos, serviu para aproximar as mulheres da comunidade cigana do bairro da Horta da Areia, em Faro, com as mulheres desta cidade que frequentam o CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve.

A iniciativa envolveu 24 mulheres, 12 oriundas da comunidade cigana e 12 da comunidade feminina que é público habitual do CAPa.

O colóquio acontecerá no dia 6 de Dezembro, no Auditório 1.5 do Campus da Penha da Universidade do Algarve, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada livre.

Neste encontro pretende-se pensar o potencial do papel cívico da arte e da cultura participativa, enquanto impulsionadoras de mudança e de transformação social, tomando como exemplo o projeto DeVIR na Horta da Areia.

Já a peça de teatro “Travessia” tem exibição marcada para 9 de Dezembro, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, às 16h30, com reservas para os números 289 828 784 e 96 847 82 17.

Em reposição, esta peça resulta de uma criação participativa com origem em práticas artísticas para a inclusão social, desenvolvida por 24 mulheres.

“Travessia” é um espetáculo multimédia com encenação de Pedro Alves, no qual se cruzam o teatro e a dança, o cinema e a música, a literatura e as artes visuais.

O projeto DeVIR, na Horta da Areia, foi desenvolvido no âmbito do programa PARTIS Art for Change promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação la Caixa. Foi liderado pela DeVIR/CAPa e envolveu o Centro Comunitário da Horta da Areia, na qualidade de parceiro social, através de David Fernandes, que trabalha há anos com esta comunidade.

 



Comentários

pub