Loulé: Laboratório artístico “Feminismo(s)” lança open call

Iniciativa está integrada num processo de criação do segundo espetáculo da Trilogia da Teoria do Pessimismo

Mulheres (cis, trans), pessoas não-binárias ou em questionamento «que se identifiquem com uma perspetiva feminista» estão a ser desafiadas a aderir à open call para o laboratório artístico “Feminismo(s) – Instrumento para uma nova Democracia”, que vai decorrer entre 30 de Novembro e 3 de Dezembro, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

Esta open call «está integrada no leque de atividades do processo de investigação para a criação do segundo espetáculo da Trilogia da Teoria do Pessimismo, espetáculo MEMO a estrear em 2024, cuja lente focará a opressão de género como um dos perigos que ameaçam a nossa Democracia», segundo a Mescla Criativa, que promove a iniciativa em parceria com Cineteatro Louletano.

A ideia deste laboratório criativo é «promover uma reflexão ativa sobre a utilização do feminismo interseccional como instrumento de mudança na vida quotidiana de todas as mulheres. Pretende encorajar mulheres a explorar diversas linguagens (performance, som, cinema e palavra) para expressar e compartilhar as suas perspetivas».

A atividade vai procurar demonstrar «como o feminismo não é sobre como fazer os homens partilharem as tarefas domésticas ou como as mulheres podem, à semelhança dos homens, aceder ao poder para usufruto do Eu».

«Os tópicos de discussão são contínuos: diversidade, intersecionalidade, relações de poder, opressão de género, contraceção, acesso à saúde, desigualdade salarial, licença parental, imigração, discriminação, habitação, violência e assédio, emergência climática, segurança alimentar, educação, entre outros», descrevem os promotores do evento.

Os interessados em participar deverão  entregar «uma carta de apresentação / nota biográfica até 250 palavras e um texto original (qualquer género literário) que seja um “grito”, um que atravessa janelas e paredes sobre o nível de opressão e silenciamento a que se sente sujeita no seu dia-a-dia».

A open call aceita textos em qualquer língua, «mas é recomendável que, se possível, sejam submetidos em português».

As submissões serão aceites até dia 20 de Novembro. A seleção será comunicada até dia 25 de Novembro.

Durante o laboratório, os participantes «terão a oportunidade de apresentar e discutir os seus trabalhos».

 

 



Comentários

pub