Cirurgias, consultas e urgências: CHUA aumenta atividade assistencial nos 9 meses de 2023

Neste período realizaram-se cerca de 14.388 intervenções cirúrgicas, o que representa um aumento de 6,9% face a igual período de 2022

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) aumentou, nos nove meses deste ano, a sua atividade assistencial, destacando-se o aumento em áreas como a atividade cirúrgica, as consultas realizadas e os atendimentos efetuados nos serviços de urgência.

Concluído o terceiro trimestre de 2023, o CHUA apresenta os principais indicadores e dados relativos à performance assistencial nos últimos meses, referindo, por exemplo, que neste período se realizaram cerca de 14.388 intervenções cirúrgicas, o que representa um aumento de 6,9% face a igual período de 2022.

Uma análise mais detalhada permite constatar não só um aumento ao nível da atividade cirúrgica programada total, com mais 739 cirurgias (acréscimo de 7,2%), bem como um aumento da atividade urgente, onde se efetuaram mais 184 cirurgias, (acréscimo de 5,8%, face a 2022).

O CHUA salienta ainda a evolução verificada na atividade programada e suportada essencialmente no crescimento da atividade ambulatória onde se realizaram mais 859 cirurgias (+12,9%).

Em contrapartida, verificou-se neste período uma redução da atividade programada convencional em 347 cirurgias (-12,1%). A atividade cirúrgica adicional representou, nos primeiros nove meses do ano, 45% da atividade cirúrgica programada, ou seja mais 7,2% face a igual período em 2022.

Relativamente às consultas externas, verificou-se, face ao período homólogo, um aumento de 4,7% nas consultas médicas realizadas, ou seja, mais 11.535 consultas num total de 254.889.

Neste âmbito, destaca-se a resposta aos pedidos de primeira consulta médica oriundos dos Cuidados de Saúde Primários que apresenta uma variação positiva de 13,2%, face ao período Janeiro-Setembro de 2022, com mais 3.422 consultas, num total de 29.408.

Registou-se ainda um acréscimo de 39.6% nas consultas não médicas, com mais 15.116 num total de 53.272 consultas.

De acordo com o CHUA, o incremento da atividade de consulta, em termos homólogos, assume maior expressão no Departamento Médico com mais 4.331consultas (+4,5%), com especial destaque para a atividade no Hospital Terras do Infante, em Lagos, onde se efetuaram mais 1.725 consultas (+ 116,1%).

«Não obstante o crescimento da atividade assistencial generalizado do CHUA, tem-se verificado um aumento da procura, que tem resultado num crescimento das listas de espera para consulta e para cirurgia», frisa o centro hospitalar.

Outra das áreas com destaque na performance assistencial do CHUA é o Hospital de Dia, que realizou no acumulado destes primeiros nove meses de 2023, 45.235 sessões, o que representa um acréscimo de 4,4% em relação ao período homólogo em 2022.

No que se refere aos Meios Complementares de Diagnóstico efetuados internamente, regista-se uma ligeira descida de 2,5% em relação a igual período de 2022, com a realização de 3.858.357 exames nos primeiros nove meses deste ano.

Quanto ao atendimento nos vários Serviços de Urgência do CHUA, realizaram-se, até final de Setembro deste ano, 285.420 atendimentos, ou seja, mais 1.894 episódios de urgência, o que representa um aumento de 0,7% relativamente ao período homólogo.

A média diária de atendimentos em urgência foi, no período em análise, de 1.046, mais sete atendimentos/dia do que em igual período de 2022. De referir que o referido comportamento assenta no incremento verificado ao nível da atividade assistencial urgente nos Serviços de Urgência Básica do CHUA, com um aumento de 6,5%.

No acumulado destes primeiros nove meses de 2023, a atividade assistencial de internamento foi 7,1% mais elevada do que em igual período de 2022, tendo-se registado mais 1.701 doentes saídos. A demora média no internamento de doentes agudos situa-se agora nos 10 dias, com uma taxa de ocupação de 94,5%.

O conselho de administração do CHUA faz um balanço «muito positivo» da performance de assistência e congratula os profissionais que diariamente contribuem para «melhorar o acesso e a prestação de cuidados diferenciados aos nossos utente».

 



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