Rede Eunice Ageas leva “Ainda Marianas” a Faro, Lagos, Campo Maior e Estremoz

Ao longo do mês de Outubro

Foto: Pedro Macedo_framed Photos

O espetáculo “Ainda Marianas”, uma criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu a partir das Novas Cartas Portuguesas, vai passar em Faro, Lagos, Campo Maior e Estremoz, em mais uma digressão da Rede Eunice Ageas, um projeto de circulação de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II.

Na sexta-feira, dia 6 de Outubro, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural de Campo Maior, seguindo-se passagem pelo Teatro das Figuras, em Faro (13 de Outubro), pelo Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz (20 de Outubro) e pelo Centro Cultural de Lagos (26 de Outubro).

Em todas estas localidades, haverá duas apresentações, às 10h00 e às 21h30, com exceção de Faro, em que a sessão da manhã está marcada para as 10h30.

Em Abril de 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicam Novas Cartas Portuguesas, «abordando temáticas tão diversas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono ou a guerra», segundo a Rede Eunice Ageas.

Em 1973, as autoras seriam levadas a julgamento pelo Estado Novo, que retirou o livro do mercado. E 2022, 50 anos após a publicação do livro, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu levaram à cena Novas Cartas Portuguesas e o julgamento que envolveu as autoras, num espetáculo que estreou na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II e que continua agora em digressão pelo país.

«Ana Baptista, Isabel Costa e Teresa Coutinho estão em palco, para convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país. Para além de sessões para grupos escolares e público em geral, a equipa do espetáculo vai ainda desenvolver um Laboratório Teatral, destinado a alunos do ensino secundário, a partir das temáticas abordadas pela peça», descrevem.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 7 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 13 teatros municipais, que acolheram um total de 21 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espetadores em várias regiões do país.

Em 2023, com o encerramento do Teatro Nacional D. Maria II para obras de requalificação e o lançamento do projeto Odisseia Nacional, a Rede Eunice Ageas ganhou uma nova expressão, com a circulação de três espetáculos por diversos teatros municipais, alguns deles que nunca tinham integrado esta rede até então.

 

 

 



Comentários

pub