Quer conhecer as obras de conservação e restauro do Castelo de Paderne?

Obra de conservação e restauro dos módulos de taipa almóada das muralhas

Uma visita orientada à obra de conservação e restauro do Castelo de Paderne está marcada para dia 12 de Outubro, às 15h00, no âmbito dos Dias Europeus da Conservação e Restauro, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Albufeira.

A obra de conservação e restauro dos módulos de taipa almóada das muralhas do Castelo de Paderne está a ser realizada pela empresa In Situ, Conservação de Bens Culturais, Lda., ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a DRCAlg e a Câmara Municipal de Albufeira.

A obra é apoiada com financiamento do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

O Castelo de Paderne é um hisn, uma pequena fortificação rural hispano-muçulmana do período almóada (2ª metade do século XII e primeiras décadas do século XIII), em cujas muralhas foi utilizado um único e já perdido processo construtivo: a taipa militar.

O processo consistia em amassaduras de terra local, acrescidas de inertes e estabilizadas com cal aérea, que eram compactadas, entre taipais, por apisoamento. O bloco ou módulo obtido, uma vez exposto a prolongada carbonatação, adquiriu a resistência de pedra com que chegou a nós.

Os Dias Europeus da Conservação e Restauro são uma iniciativa promovida pela ECCO – European Confederation of Conservator-Restorers Organisations que se realiza, anualmente, em outubro, desde o Ano Europeu do Património Cultural (2018).

De 9 a 15 de outubro, à semelhança do que vem acontecendo desde 2018, serão realizadas atividades nos vários países Europeus, com vista à promoção e divulgação de boas práticas de conservação e restauro na salvaguarda do património cultural Europeu.

 



Comentários

pub