“Noites da Lua Nova” dão a conhecer «património escondido» de Faro

Atividades desenvolvidas pela Associação Música XXI começam a 14 de Outubro

A atividade “Noites da Lua Nova”, desenvolvida pela Associação Música XXI, vai, a partir do dia 14 de Outubro, “desocultar” algum “património escondido e pouco conhecido” na cidade de Faro. 

O primeiro monumento a abrir as suas portas será o Seminário de S. José de Faro, que, como sítio de recolhimento e oração, manterá alguns dos seus espaços vedados ao público.

Ainda assim, os participantes poderão, a partir das 21h00, inteirar-se da história daquela instituição, quer através do enquadramento histórico-cultural, a cargo de Andreia Fidalgo, docente na Universidade do Algarve, quer através do testemunho do reitor do seminário Padre António de Freitas.

A descoberta deste monumento implicará a realização de um percurso pelo seu interior, ao longo do qual surgirão momentos culturais protagonizados pelo coro de câmara da Sé Cantate Domino, dirigido pelo maestro Rui Jerónimo, pelo consort de flautas F3, composto pelas intérpretes Patrícia Martins, Marta Rijo e Eva Domingos pela poesia dita pelo ator António Gambóias.

O projeto “Noites da Luas Nova” pretende «que, na fase da lua que representa o período mais fértil para se dar início a tudo o que for inovador, se possa começar uma nova proposta de descoberta e revelação do património da cidade», explica o Município farense.

A iniciativa teve financiamento da Câmara de Faro e da Direção Regional da Cultura do Algarve e o apoio do Seminário de S. José, de Faro.

 



Comentários

pub