“Loulé na linha do tempo” está de volta para falar sobre violência nos séculos XVI e XVII

Entrada é livre

“A violência em Loulé durante os séculos XVI e XVII” é o tema da próxima sessão da rubrica “Loulé na linha do tempo”, que será dinamizada pelo historiador Fábio Duarte, no dia 21 de Outubro, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

«A violência assaltou e interrompeu a vida quotidiana das sociedades humanas ao longo da Época Moderna. Gerada pelos impulsos das gentes, agitadas por ressentimentos, vinganças, oportunismos, ou administrada pelos poderes instituídos, marcou os corpos e os comportamentos daqueles que a usaram e dos que foram sendo vitimados», recorda o Município de Loulé em nota.

«Tentaremos surpreender a sua presença em Loulé, ao longo dos séculos XVI e XVII, analisando cartas de perdão outorgadas pelos Reis portugueses e outra documentação pertinente. Ao fazê-lo, teremos presente tanto o contexto regional como o nacional»,  considera o conferencista.

Fábio Duarte é mestre em História Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua tese de mestrado, intitulada “Herdar, Legar e Registar: o arquivo e o Tombo do Cartório da Casa de Vila Nova de Portimão”, teve como propósito estudar um inventário do arquivo de uma família aristocrática. É, atualmente, investigador contratado no Projecto Vinculum, coordenado pela Professora Maria de Lurdes Rosa.

 



Comentários

pub