Livro que reúne testemunhos de mulheres exiladas durante a ditadura apresentado em Tavira

A sessão tem entrada gratuita

O livro “Exílios no Feminino – sete percursos de luta e esperança”, que reúne o testemunho de sete mulheres que resistiram à ditadura do Estado Novo e à guerra em África (1961-1974), vai ser apresentado no dia 4 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

A obra reúne os testemunhos das suas coautoras: Amélia Resende, Beatriz Nunes, Fernanda Marques, Helena Cabeçadas, Helena Rato, Irene Pimentel e Maria Emília Brederode dos Santos.

A obra é uma coedição entre a AEP61-74 – Associação de Exilados Políticos Portugueses, no período da ditadura e da guerra colonial (1961-1974), e as Edições Afrontamento.

«Iniciámos este nosso percurso pouco antes do confinamento. O nosso primeiro encontro foi presencial, numa agradável esplanada do Campo Grande. Muitas de nós não nos conhecíamos ainda pessoalmente e foi engraçado trocar as primeiras impressões sobre o projeto que nos reunia: escrever um livro sobre os nossos trajetos de exílio», dizem as autoras.

«A ideia pareceu-nos interessante porque, se o tema do exílio tem sido tão pouco falado na história da resistência ao fascismo no Estado Novo, o papel das mulheres, e tantas foram, muitas vezes como companheiras dos refugiados políticos, desertores e refratários, tem sido completamente ignorado. Fazê-las sair do silêncio, porque não?», acrescentam.

A sessão, que se realiza no âmbito do programa Encontro com Autores, tem entrada livre.

 

 



Comentários

pub