Lagoa celebra igualdade com espetáculos e um encontro de cidadania

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade

A Câmara de Lagoa vai assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra a 24 de outubro, com iniciativas que pretendem «alertar e sensibilizar para a igualdade de direitos e oportunidades, a não discriminação e a participação cidadã proativa por parte de todas as pessoas».

As comemorações começaram na passada semana com as XII Jornadas d´O Companheiro,”Percursos em Liberdade: O Contributo da Inteligência Artificial”.

No dia 24, às 9h30, subirá ao palco do Auditório Carlos do Carmo o espetáculo “Uma outra Bela Adormecida”, uma «pouco conhecida narrativa infantil de Agustina Bessa-Luís», que foi escrita em 1999 para a Companhia Nacional de Bailado, que «revisita o original e sobejamente conhecido conto de Charles Perrault à luz dos tempos modernos e do humor mordaz da autora».

«Num enredo em espaço onírico e atravessado pelos sentidos de ironia e alteridade, “Uma outra Bela Adormecida” propõe a apresentação do texto de Agustina Bessa-Luís encenado por Beatriz Brás e interpretado por Catarina Rôlo Salgueiro, acompanhado pela música original de Martim Sousa Tavares com a projeção de animação e ilustrações originais de Francisco Lourenço», descreve a Câmara de Lagoa.

Este espetáculo dirige-se às crianças do 3º e 4º ano do concelho.

No mesmo dia, às 14h30, decorre o encontro Cidadania 4.0: Lagoa em Ação, durante o qual serão apresentados os resultados do projeto My Polis nas escolas 2022/2023 e promovidos jogos de participação, «de modo a incluir todos os participantes no projeto».

«Aproximar os/as mais jovens dos valores de cidadania e promover o seu desenvolvimento pessoal e social; dar oportunidade aos/às jovens de apresentar, debater e votar propostas concretas de transformação do seu concelho; conhecer melhor a opinião dos cidadãos e cidadãs de Lagoa, integrando-a na construção de políticas públicas e trazer uma dimensão participativa ao ensino da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento», resume a autarquia.

O programa termina com a apresentação das sessões artísticas (clown) interativas “Suzete faz Frete!”, que integram debates e dinâmicas de grupo específicas, dirigidas às escolas, abordando temas como a desigualdade de género, violência doméstica, violência entre pares (bullying) e respeito, afetos, comunicação assertiva, inteligência emocional.

As atividades decorrem nos dias 25,26 e 27 de Outubro em escolas do concelho e destinam-se a alunos do 9º ano e do secundário.

«Este conjunto de atividades tem o objetivo de celebrar o Mês da Igualdade em Lagoa e alertar diferentes públicos para a participação cidadã, a valorização da diversidade cultural e a oferta de diferentes expressões artísticas para fomentar a igualdade entre mulheres e homens», conclui a Câmara de Lagoa.

 

 



Comentários

pub