Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, defende «a urgência de reforço dos meios de emergência médica pré-hospitalar» no concelho e no sotavento algarvio.

Esse reforço passa, de acordo com a autarquia, no curto-prazo, pela criação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediada no concelho de Vila Real de Santo António (VRSA), o que permitirá reforçar a capacidade de resposta a emergências médicas na região.

«O trágico episódio ocorrido recentemente, na praia da Lota, onde um homem de 58 anos faleceu devido a uma paragem cardiorrespiratória, enquanto a VMER mais próxima estava a 45 minutos de distância, realça a premência de uma resposta pré-hospitalar efetivamente rápida em situações críticas e a necessidade urgente de estabelecer uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) no concelho», afirma o autarca.

maozorra

A demora e a distância a que se encontrava a VMER resultaram na intervenção de nadadores-salvadores e outros banhistas na prestação de assistência à vítima até à chegada de uma ambulância com Suporte Imediato de Vida, que transportou o homem até ao Serviço de Urgência Básica de VRSA, onde foi decretado o óbito.

Em nota enviada às redações, a autarquia diz que «compreende as explicações prestadas pelas entidades oficiais e acredita que tudo foi feito, em função dos meios de resposta que estavam disponíveis naquele momento, para evitar este desfecho trágico. Mas, esta situação veio realçar a imperiosa necessidade do reforço da rede de meios de Suporte Avançado de Vida (SAV), com intervenção médica robusta, na região do sotavento algarvio e no próprio concelho».

«A responsabilidade de assegurar a segurança e o bem-estar de todos os que residem, trabalham e visitam este local é incontestável. A efetiva disponibilidade de cuidados médicos de emergência pré-hospitalar é uma componente fundamental dessa responsabilidade», reitera Álvaro Araújo.

A Câmara nota, a este propósito, que o presidente da Câmara já havia alertado para esta situação antes do início da época balnear, tendo inclusivamente reunido com o presidente do Conselho Diretivo do INEM Luís Meira, e com a presidente do conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Ana Gomes. No âmbito dessas reuniões, o autarca propôs a existência, em permanência, no concelho, de uma VMER com um médico, um enfermeiro, medicação e equipamento de SAV.

«A população necessita deste reforço de meios diferenciados de emergência médica pré-hospitalar e o município de VRSA quer ser um parceiro ativo neste processo», refere Álvaro Araújo. Nesse sentido, consciente das especificidades de funcionamento de um meio altamente diferenciado como é uma VMER – por norma associada a um serviço de urgência hospitalar – o autarca recordou que o Algarve já foi, aliás, pioneiro na definição de soluções adaptadas à realidade regional e dos serviços de saúde, como foi o caso da criação da VMER de Albufeira, em funcionamento no Serviço de Urgência Básica desse concelho.

«VRSA está empenhada em que o INEM e o CHUA coloquem rapidamente em funcionamento a VMER de VRSA, reforçando assim a resposta nesta região e dando também corpo a projetos de cooperação transfronteiriça que o próprio INEM e o Algarve têm em curso», conclui o autarca.

«Com o reforço de meios de SAV de âmbito pré-hospitalar,  não só a capacidade de resposta a emergências fica fortalecida, como se diminuirá o número de situações em que fica a dúvida se – pese embora o esforço dos profissionais envolvidos dos outros níveis de resposta – equipas mais diferenciadas não poderiam ter contribuído para salvar vidas», defende a Câmara de VRSA.

 



Banner lateral albufeira
municipio de odemira

Também poderá gostar

DECIRALG-25 (5)

Exercício regional de preparação para incêndios rurais juntou 300 operacionais 

Polícia Marítima apreende 21 fardos de material estupefaciente a sul da Barra do rio Guadiana

Polícia Marítima apreende 21 fardos de droga a sul da Barra do rio Guadiana 

Eletrificação da Linha Algarve Olhão_HR (8)

Linha férrea até VRSA já está eletrificada e em fase de certificação