Treze meios aéreos e mais de 260 operacionais combatem fogo na Serra de Monchique

Se for necessário, estão já prepardos os meios para retirar pessoas da zona da Fornalha

O incêndio que esta tarde deflagrou numa zona de mato e eucaliptos, na encosta sul da Picota, na serra de Monchique, está a ser combatido por treze meios aéreos, 263 operacionais, apoiados por 75 veículos.

O fogo começou na zona da Maia e Picota, segundo disse ao Sul Informação o presidente da Câmara de Monchique, que está a acompanhar os trabalhos.

As chamas estão a evoluir de norte para sul, descendo a encosta até à Fornalha. Pelo meio, há diversas casas, «mas, de momento, nenhuma está em risco», acrescentou Paulo Alves.

Segundo o autarca, de qualquer modo «estamos preparados para retirar as pessoas, se necessário, numa ação conjunta da GNR, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

«Isto foi um incêndio muito explosivo, começou logo com uma força muito grande, em menos de nada estava já a arder fortemente», acrescentou o presidente Paulo Alves, nas suas declarações ao Sul Informação.

O alerta para este incêndio, segundo o site da Proteção Civil, foi dado às 14h51, mas pouco passava das 15h00 e já era visível, a grande distância uma grossa coluna de fumo.

Entretanto, no terreno, continuam a ser reforçados os meios, em operacionais e em viaturas.

O autarca Paulo Alves confirmou ao nosso jornal que a zona onde o fogo está a lavrar já tinha sido destruída no grande incêndio de 2018.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub