Ciclo “Libertar a Memória” exibe filme “Eu não sou o teu negro” na Fortaleza de Sagres

Esta sessão é referente ao Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da Sua Abolição (23 de Agosto)

Foto: Arlindo Homem

“I Am Not Your Negro (Eu Não Sou o teu Negro)” é o próximo filme a ser exibido no ciclo de cinema “Libertar a Memória”, este sábado, 26 de Agosto, a partir das 17h30, no Auditório da Fortaleza de Sagres. 

A iniciativa faz parte do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – com o tema “Patrimónios (des)confortáveis”.

Esta sessão é referente ao Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da Sua Abolição (23 de Agosto).

A curadoria é de Suzano Costa, investigador do Observatório Político. Licenciado, mestre e doutor em Ciência Política, na especialidade em Teoria e Análise Política, pela Universidade Nova de Lisboa.

As suas publicações mais recentes incluem os livros “Entre África e a Europa: Nação, Estado e Democracia em Cabo Verde (Almedina)”, “As Relações Externas de Cabo Verde: (Re) Leituras Contemporâneas” (ISCJS) e “Estado e Qualidade da Democracia em África: entre a Letargia Cívica e a Omnipresença Leviatã” (Principia).

~”Libertar a Memória” é um projeto promovido pelo Cineclube de Faro, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve / DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Conta com “BUALA” e a livraria “A Internacional” como parceiros e com apoio da Multicópias – Centro de Soluções Gráficas.

Quanto ao filme, que saiu em 2016, tem realização de Raoul Peck, escrita de James Baldwin e narração de Samuel L. Jackson.

“Eu Não Sou o Teu Negro” é uma reflexão sobre as lutas históricas pela igualdade de direitos e a forma como o tema se mantém atual e pertinente no contexto do século XXI. Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário.

A entrada é livre com pré-reserva para [email protected]

 



Comentários

pub