As festas em honra da Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira, voltam a decorrer em Albufeira a partir de hoje, 7 de Agosto, e até dia 15, e incluem um concerto com Maria Inês Graça.
O ponto alto das festividades acontece a 14 de Agosto, dia da Senhora da Orada. Às 17h30, terá lugar a Eucaristia Vespertina da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, seguida de procissão até ao cais de embarque em direção ao mar, «onde a imagem da Padroeira percorre a costa de Albufeira, enquanto os crentes pedem proteção à Virgem», segundo a Câmara de Albufeira.
No mesmo dia, às 22h00, Maria Inês Graça vai dar um concerto na Praça dos Pescadores, acompanhada no palco pelos bailarinos Cristiana Jesus e Cláudio Alegre. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício.
Apesar de o ponto alto só acontecer dentro de cerca de uma semana, o programa das festas começa hoje, às 21h00, com uma procissão em honra de Nossa Senhora da Orada, entre a Ermida à Igreja Matriz.
A partir de amanhã, dia 8, e até 11 de Agosto, a Igreja Matriz acolhe a Oração de Terço do Rosário, às 18h00, e a celebração da eucaristia votiva de Nossa Senhora, às 19h00.
Para o dia 12 está agendada a Procissão das velas em honra da Nossa Senhora da Orada, às 21h00, precedida pela Eucaristia votiva de Nossa Senhora, às 19h00. No dia seguinte (13) acontece a Celebração Mariana, às 21h30.
No último dia, 15 de Agosto, às 19h00, decorre a eucaristia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
As celebrações em homenagem à Senhora da Orada, cujas primeiros registos escritos remontam a Março de 1766, são organizadas pela Fábrica da Igreja Paroquial e pelo Município de Albufeira.
Sobre Maria Inês Graça:
Maria Inês Graça estreou-se no mundo da canção em 2002, com doze anos de idade, no programa televisivo “Bravo Bravíssimo”, no Coliseu dos Recreios e desde então definiu o seu trajeto de vida, tendo atuado pela Europa e pelo resto do mundo, encontrando-se, neste momento, em gravações para um novo trabalho a solo.
A artista fez parte de diversas formações musicais, nomeadamente da banda de rock “Íris”, onde gravou três álbuns e inúmeros espetáculos ao vivo. No final de 2018, gravou o seu primeiro disco a solo, intitulado “Origem”, disponível em todas as plataformas digitais e foi semifinalista do programa televisivo The Voice Portugal 2021/2022 tendo como mentor António Zambujo.