Portimão convida residentes e visitantes para o 27º Festival da Sardinha

Entre os dias 1 e 6 de Agosto

A zona ribeirinha de Portimão já se está a preparar para receber residentes e visitantes no 27º Festival da Sardinha, que decorre entre os dias 1 e 6 de Agosto. 

Depois de no ano passado ter batido o máximo de afluência, com 110 mil entradas, este ano o Festival vai ser marcado pela recriação histórica da tradicional descarga que, até há quatro décadas, era uma atividade muito pitoresca na zona ribeirinha de Portimão, e que se perdeu quando o porto de pesca transitou para a margem oposta do Rio Arade.

Associações locais e voluntários dinamizarão a recriação deste ano, com trajes, dizeres e meios de transporte da época: reconstituição que, em 2020, mereceu uma menção honrosa pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Inovação e Criatividade”.

Por ocasião desta recriação da tradicional da descarga à canastra da sardinha no cais da cidade, serão ofertadas senhas de degustação gratuita de duas sardinhas no pão e bebida no recinto do festival, a levantar nas entradas do recinto do festival, e a usufruir de 1 a 5 de Agosto num dos espaços de restauração dinamizados pelo associativismo local.

 

 

Nestes dias, além da gastronomia, haverá música, artesanato, e degustação no prato ou no pão num dos cinco pavilhões montados no recinto e assegurados por coletividades e associações desportivas e culturais de Portimão, ou nos sete restaurantes da zona que aderem ao evento.

Além da sardinha, não faltarão outros petiscos e doçaria local.

O “Prato Festival”, que inclui cinco sardinhas assadas, pão, batata cozida e salada à algarvia terá o valor fixo de 10,50 euros, sem bebida.

No recinto será possível encontrar expositores com bolos e licores regionais, bordados personalizados, ourivesaria, bijuteria, artigos têxteis, calçado ou velas artesanais.

Eleito em 2022 melhor evento gastronómico de Verão na Europa pela Big 7 Travel e candidato já em 2023 à categoria evento do ano nos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o festival voltará a ser marcado pela animação musical, com quatro palcos distribuídos pela zona ribeirinha: “Música no Jardim” (Jardim 1.º de Dezembro), “Música no Coreto” (Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes), “Palco Sardinha” (junto à área de restauração do festival) e “Palco Principal” (concertos com artistas de nomeada).

 

 

Enquanto os três primeiros palcos serão dinamizados em parceria com artistas e grupos nacionais, regionais e locais, o “Palco Principal” terá nesta edição o seguinte alinhamento, com espetáculos marcados para as 22h00: Carlão (dia 1), Áurea (2), André Sardet (3), Virgul (4), Cuca Roseta (5) e Tony Carreira (6).

Este ano, o festival voltará a ser oficialmente um evento gastronómico sustentável, fruto do compromisso estabelecido entre a Câmara de Portimão e a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, no sentido de reduzir os impactos ambientais, tendo em 2022 sido recolhidos 1600 Kg de resíduos orgânicos/restos de comida, posteriormente transformados em fertilizante natural, verificando-se também a separação seletiva dos plásticos e do papel, para reciclagem.

Para além da separação da matéria orgânica, foi igualmente assegurada a correta gestão dos resíduos recicláveis e recolhidos 610 kg de papel/cartão, 770 kg de embalagens e 100 kg de vidro.

Entre as principais medidas adotadas, merece destaque a implementação do copo oficial do Festival, em material ecológico e reutilizável, que pode ser adquirido junto às entradas do recinto pelo valor de um euro, além da utilização de pratos e talheres em materiais sustentáveis, sendo ainda colocados ao longo do recinto vários ecopontos e sinalética de sensibilização, e promovidas e divulgadas iniciativas de caráter ambiental.

 

 

Cada copo poderá ser devolvido para devida lavagem/troca por um novo de forma gratuita, com a devolução do seu custo caso o comprador não o pretenda levar para casa, de forma a evitar o desperdício.

Faz igualmente parte desta estratégia a realização/implementação de ações de formação e sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários que colaboram na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação do lixo.

Também o espaço lounge está de regresso nesta edição, com vista para o Rio Arade, e onde os visitantes poderão descontrair e socializar, fazer uma pausa, tirar fotografias ou contactar com o Município de Portimão através do ponto de informação situado no local.

No recinto serão ainda instalados contentores Wc com eletricidade, água e esgotos, adaptados para pessoas com mobilidade, e espaço de fraldário.

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, a festa conta com as parcerias da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Junta de Freguesia de Portimão e EMARP, os patrocínios da Delta e da Socialgar Seguros, os apoios do Turismo do Algarve, Continente, Sagres e Licor Beirão, e os parceiros média Alvor FM e Portimão Jornal, enquanto a Comercial vai ser a rádio oficial.

O evento é de entrada livre e as portas abrem às 18h00 e encerram às 24h00.

 



Comentários

pub