Ferragudo volta a alertar banhistas para intensidade do índice ultravioleta

Junta de Freguesia volta este ano a associar-se ao projeto “ Há UV na Praia “

A Junta de Freguesia de Ferragudo volta este ano a associar-se ao projeto “ Há UV na Praia “, que visa informar os banhistas, através de representações visuais e bandeiras de grande dimensão, do grau de intensidade do índice ultravioleta, ao longo do dia, e das medidas a adotar. 

Mantendo a colaboração com o concessionário da Praia Grande de Ferragudo, Mar Calmo, de Vasco Rica, o projeto foi reforçado com um outdoor informativo de grandes dimensões à entrada da praia e com pictogramas mais visíveis para que, quem chega, tenha conhecimento das diferentes escalas do índice UV e dos comportamentos a adotar para cada um.

O grau de intensidade dos raios ultravioleta possuem cores padronizadas internacionalmente e adotadas pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera.

A tecnologia também faz parte do projeto, dado que é ela que permite que os valores sejam conhecidos pela concessão e permite aos banhistas descarregar uma aplicação para smartphone, criada por este projeto, através da qual são enviados por notificação os dados do índice UV, medido em tempo real na estação meteorológica escolar do agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes.

A aplicação está disponível na loja virtual da Google ou através de ‘QR Code’ presente nos outdoors instalados nas praias aderentes.

O próximo desafio será, de acordo com a freguesia, levar o projeto a todas as praias de Ferragudo, bem como colocar a aplicação na plataforma IOS, para a qual a Junta já lançou o desafio ao agrupamento de escolas Manuel Teixeira Gomes, mentores deste projeto, criado por um grupo de professores das áreas de geografia, artes visuais e informática.

O  projeto está implementado em Alvor, na Praia da Rocha, Vau e Praia Grande.

 



Comentários

pub