Escuteiros de Tavira rumam à Coreia do Sul para participar em acampamento mundial

O Agrupamento 100 de Tavira é o único do Corpo Nacional de Escutas do Algarve a participar neste Acampamento Mundial

O Agrupamento 100 de Tavira vai participar, de 1 a 12 de Agosto, no 25º acampamento mundial “World Scouts Jamboree”, em Semangeum, na Coreia do Sul. 

A iniciativa realiza-se nesta pequena planície do sudoeste asiático e irá acolher cerca de 50 mil escuteiros de todo o mundo.

À Coreia do Sul, vão 15 escuteiros de Tavira, oito dos quais com idades entre os 14 e os 18 anos, idades para a qual esta atividade é projetada.

Estes oito jovens serão ainda acompanhados por um dirigente acompanhante que garantirá a correta vivência em campo. O contingente do Agrupamento 100 de Tavira conta ainda com seis IST (International Staff Team), jovens com idade superior a 18 anos que se disponibilizam para viver esta atividade de uma forma diferente.

O Agrupamento 100 de Tavira é o único do Corpo Nacional de Escutas do Algarve a participar neste Acampamento Mundial.

O Acampamento Mundial surgiu como um projeto de Baden-Powell, fundador do escutismo, após a 1ª Guerra Mundial.

Em 2019, o Agrupamento 100 de Tavira já tinha participado no 24º Acampamento Mundial que se realizou nos EUA com um contingente de 20 elementos.

Desta vez, a preparação para o Acampamento Mundial iniciou-se ainda em 2021, quando este grupo reuniu pela primeira vez para começar a traçar o que seria a participação na atividade, começando o planeamento das angariações de fundos.

«Esta participação foi também possível graça ao Apoio incondicional do Município de Tavira em todos os momentos, da Uniões de Freguesias de Tavira e da União de Freguesias da Conceição e Cabanas, bem como de diversas entidades, empresas e particulares», diz o Agrupamento.

Nesta edição o contingente português é constituído por mais 800 escuteiros que vão representar Portugal através da Federação Escutista de Portugal, federação que une as duas associações escutistas de Portugal perante a Organização Mundial do Movimento Escutista, o Corpo Nacional de Escutas e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

Este será o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial.

 



Comentários

pub