Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O primeiro dos encontros literários “Verão Azul” realiza-se na tarde deste sábado, 1 de Julho, no Jardim 1º de Dezembro, em Portimão, com uma evocação ao poeta Mário Cesariny. 

Sempre com início às 18h30 e a curadoria de Carlos Vaz Marques, que também moderará os encontros, a sessão de hoje terá a participação de Maria Antónia Oliveira, autora de estudos biográficos sobre autores portugueses, e Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico literário.

Ambos vão falar sobre a obra do poeta surrealista, ficando a cargo do ator Luís Lucas a leitura de poemas de Cesariny.

lagos eventos

A sessão seguinte terá lugar a 8 de Julho e será dedicada a Mário-Henrique Leiria (1923-1980), com a participação de Tânia Martuscelli, professora de literatura portuguesa na Universidade do Colorado, e Fernando Cabral Martins, professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa, enquanto para 15 de Julho foi agendada a sessão consagrada a Eugénio de Andrade (1923-2005), onde o poeta e ensaísta Nuno Júdice e Maria Bochichio, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, darão a conhecer a multifacetada obra do poeta que escreveu os “Contos do Gin Tónico”.

Em ambas as sessões, Luís Lucas também lerá poemas dos homenageados.

Os Encontros Literários “Verão Azul”, cujo título se inspira no livro “Agosto Azul” do escritor portimonense e ex-Presidente da República Manuel Teixeira Gomes, encerram no dia 22 de Julho, numa homenagem a Natália Correia (1923-1993) pelos escritores João de Melo e Filipa Martins, ficando a cargo da atriz Lia Gama a leitura de poemas da mátria portuguesa.

 



recrutamento zoomarine 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

José Vila

Exposição sobre José Vila e Corrida Fotográfica celebram 17º aniversário do Museu de Portimão

Fernando Pessoa

Adaptação teatral e musical de poema de Pessoa para ver em Faro e Portimão