Marina de Vilamoura tem planos para se tornar ainda mais “verde”

Marina tem investido em medidas amigas do Ambiente

A Marina de Vilamoura quer manter-se «na vanguarda da adoção de medidas que contribuem para um mundo mais verde e sustentável» e tem planos para dar continuidade às medidas ambientais que tem implantado ao longo «dos últimos anos», garantiu Isolete Correia, administradora desta infraestrutura.

No dia em que se celebra o Dia Mundial do Ambiente, a Marina de Vilamoura lembrou «o seu compromisso de sempre com a sustentabilidade», nomeadamente as «iniciativas de melhoria da qualidade em geral e da qualidade ambiental» que tem vindo a promover há duas décadas.

Esta ações «já lhe valeram a atribuição de certificações abrangentes como a ISO 14001 e ISO 9001, mas também de distinções específicas para marinas como a Bandeira Azul ou a 5 Anchor Platinum e a Clean Marina atribuídas pela The Yacht Harbour Association», segundo a Marina de Vilamoura.

Mais recentemente, esta entidade adquiriu «um veículo 100% elétrico para o transporte de resíduos. Esta viatura circula na envolvente da marina diariamente, permitindo a redução do ruído e evitando a emissão de gases de escape junto dos transeuntes e esplanadas», mas também instalou «136 módulos fotovoltaicos (460W), que permitem uma redução de CO2 estimada em 12 toneladas por ano».

«Já no que toca ao consumo de água e energia, a Marina de Vilamoura tem vindo a tomar medidas de redução e controlo, tanto através da modernização de equipamentos – por exemplo, torneiras com redutores de caudal acionados por sensores e/ou temporizadores – como da implementação de regras e da sensibilização ambiental junto dos clientes, parceiros e prestadores de serviços. Este tipo de medidas permitiram uma redução do consumo de água e de eletricidade nos balneários da Marina na ordem dos 50%», acrescenta a empresa.

«A sustentabilidade ambiental é um critério indispensável para investidores, clientes, parceiros e, claro, para nós próprios e para os nossos colaboradores. Por isso, é também palavra de ordem em tudo o que se faz na Vilamoura World», afirmou Isolete Correia.

A formação e experiência das equipas da Marina inclui também um foco sobre o tema da prevenção, controlo e correção de ocorrências com impacto ambiental.

«Esta capacidade de resposta passa pela disponibilidade de materiais de combate a derrames de hidrocarbonetos na água, o sistema pump-out para recolha de águas residuais e oleosas, assim como a fiscalização diária no terreno e dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de influência da Marina», descreve a Marian de Vilamoura.

A empresa realiza ainda, de forma periódica, atividades de educação ambiental, abrangendo tanto turmas escolares, como colaboradores da empresa, no âmbito do programa anual da Bandeira Azul da Marina.

Depois de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje, dia 5 de Junho, a Marina de Vilamoura tem já planos traçados para o Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra no dia 8, nomeadamente um passeio de barco ao largo da costa, «uma iniciativa que tem como objetivo partilhar com a comunidade a importância de preservarmos o meio ambiente, a começar pelos oceanos».

Em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, participarão na atividade uma turma de 4º ano da Escola EB1 Hortas de Santo António e um grupo de utentes da UNIR – Associação dos Doentes Mentais Famílias e Amigos do Algarve.

Inserido no âmbito do Programa Bandeira Azul da Europa, o passeio a bordo de um catamaran permitirá desfrutar da paisagem e observar as diferentes tipologias da costa, com a orientação e explicação do investigador Guilherme Estrela, da Associação de Investigação dos Meios Marinhos, que criará uma ação sobre os Oceanos, ecossistemas e poluição marinha.

 

 



Comentários

pub