Loulé promove workshop gratuito de introdução ao VJing e Arte Audiovisual

O workshop destina-se a artistas, estudantes, técnicos de artes performativas ou qualquer pessoa com uma prática artística no domínio do som e/ou do visual

O Convento do Espírito Santo, em Loulé, vai receber no próximo dia 21 de Junho, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, um workshop gratuito de Introdução ao VJing e Arte Audiovisual com Resolume.

Organizado pelo Museu Zer0, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, através das Galerias Municipais, esta é uma formação desenvolvida pela obsolete.studio que se destina a artistas, estudantes, técnicos de artes performativas ou qualquer pessoa com uma prática artística no domínio do som e/ou do visual.

Durante esta sessão, será explorada a forma como os dados em tempo real e o controlo do utilizador podem ser utilizados para manipular ambientes audiovisuais para espetáculos ao vivo e instalações artísticas interativas, utilizando o software Resolume (uma das ferramentas de referência para atuações ao vivo e instalações de vídeo que permite editar e reproduzir vídeos para atuações em cena, VJing, video mapping e instalações artísticas audiovisuais).

Será ainda realizada uma introdução geral ao software e exploradas as suas possibilidades de arte visual interativa utilizando vários protocolos de comunicação.

De seguida, os participantes vão experimentar o software para criar o seu próprio protótipo de arte audiovisual. Em nota, a autarquia esclarece que «não é necessária experiência prévia com software AV, mas é preferível um interesse geral em produção visual e/ou musical».

As inscrições podem ser realizadas através do email [email protected] e a participação é gratuita.

O workshop realizar-se-á em português e inglês. Como material necessário, os formandos deverão levar «um computador portátil (Windows 8.1 ou superior, Mac 10.15 ou superior) com pelo menos 8 GB de RAM e uma boa placa gráfica e com o Resolume Arena instalado e um rato de computador».

Os participantes são ainda convidados a trazer controladores MIDI/OSC, tablets, câmaras, sensores ou qualquer hardware que possa ser utilizado durante o workshop como controlador ao vivo.

Como opção, podem ainda levar os seus próprios conteúdos, música e visuais que possam ter produzido anteriormente, para os utilizarem durante o workshop.

A obsolete.studio é um projeto cultural e educativo que desenvolve espaços de aprendizagem, pensamento crítico e criatividade na intersecção da arte e da tecnologia. Os seus workshops, projetos de mediação cultural e investigação artística facilitam a reivindicação de técnicas e permitem que os indivíduos tomem medidas concretas sobre a sua realidade.

 



Comentários

pub