Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca assinalado pelo ICNF

Com uma sessão no dia 22 de Junho, entre as 14h00 e as 16h30, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai assinalar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca, no dia 22 de Junho, entre as 14h00 e as 16h30, no Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), em Olhão. 

A sessão, que pretende também «reforçar o papel das mulheres na gestão sustentável do território» tem abertura marcada para as 14h30 com intervenções de António Pina, presidente da Câmara de Olhão, de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, de Pedro Coelho, diretor da Agência Portuguesa do Ambiente do Algarve e António Miranda, diretor regional adjunto do DRCNF Algarve do ICNF.

Às 15h00 decorre a apresentação do Filme “Sortes”, de 38 minutos dedicados à “perda da ruralidade e da tradição oral” no Alentejo e que foi considerada a melhor média-metragem nos prémios nacionais de cinema na Alemanha.

Às 15h45 é a vez do lançamento do livro e reportagem audiovisual “Desertificação e desenvolvimento rural”, que compila cinco estudos de caso de desenvolvimento em territórios Despovoados – um trabalho realizado em parceria, pelo grupo de reflexão do Instituto Politécnico Bragança, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Direção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Município de Alcoutim e Universidade do Algarve.

A sessão de encerramento, marcada para as 16h30, ficará a cargo de Alice Teixeira, do CCDESERT, e Osvaldo Gonçalves, vice-presidente da AMAL , presidente da direção do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação e autarca de Alcoutim.

 



Comentários

pub