Bloco de partos de Portimão vai funcionar com médicos vindos de fora durante o Verão

Bloco de partos estará fechado dois fins de semana por mês

O bloco de partos do Hospital de Portimão vai funcionar, no Verão, com ajuda de médicos especialistas e internos, vindos de várias instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como o Hospital Senhora de Oliveira de Guimarães e o Santa Maria (Lisboa). 

A decisão faz parte de um plano de contingência específico, delineado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), e anunciado este domingo, 4 de Junho.

Durante o Verão, de Junho até Setembro, o bloco de partos de Portimão está fechado dois fins de semana cada mês.

Em Faro, o serviço funciona sem interrupções, de acordo com um plano que já foi apresentado.

 

 

Segundo a Direção Executiva do SNS, «o plano de contingência, que mitiga situações de risco para as grávidas ou crianças, bem como para a atividade dos profissionais, preservando os mais elevados critérios de segurança e qualidade, decorre de reuniões realizadas entre a DE-SNS, o CHUA – Conselho de Administração, Direção Clínica e de Enfermagem, direções dos Serviços de Ginecologia/ Obstetrícia e de Pediatria/ Neonatologia –, a Administração Regional de Saúde do Algarve, e o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

As limitações no bloco de partos de Portimão, reconhece a DE-SNS, decorrem da «incapacidade» de assegurar pediatras, «fruto de ausências por parentalidade e imponderáveis motivados por doença».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub