AmbiOlhão reduz descargas poluentes na Ria Formosa em 84,2 metros cúbicos/dia

Empresa municipal de Olhão fez um balanço do trabalho desenvolvido no último ano

A AmbiOlhão diz que houve «menos 84,2 metros cúbicos de descargas na Ria Formosa», após um ano de intervenções na rede, que visaram a «eliminação das afluências indevidas às redes de drenagem de águas pluviais e residuais da cidade».

A garantia foi dada por Carlos Martins, o administrador executivo da empresa municipal olhanense, num balanço que fez da atividade da AmbiOlhão, no último ano.

Depois de um trabalho de caracterização da rede pluvial, procedeu-se,  «ao trabalho exaustivo de inspeção visual e vídeo a coletores de águas residuais e pluviais».

Esta tarefa «contou com uma ferramenta digital que permitiu um trabalho mais célere e preciso: a equipa da AmbiOlhao conta, agora com a ajuda da plataforma Navia, um software que permite a gestão diária, em tempo real, da informação, tarefas e equipas que operam nas infraestruturas públicas», segundo a Câmara de Olhão.

A ferramenta também permite «uma melhor compreensão do funcionamento do sistema, ao fazer uma análise diária das ocorrências, o que permite identificar descargas anómalas».

Graças a este investimento de 28 mil euros, «foram verificadas 562 caixas de visita, onde foram encontradas anomalias funcionais, como raízes nas tubagens ou sumidouros obstruídos, ligações indevidas de águas residuais (esgotos) à rede de águas pluviais, infiltrações residuais na rede pluvial, intrusões prediais, ou necessidade de limpeza».

A inspeção vídeo, «outra ferramenta fundamental, permitiu que fossem passados a pente fino 7090 metros da rede de saneamento e 1970 metros da rede pluvial, onde foram identificadas as anomalias a corrigir, como impermeabilização de caixas de visita, retificação de ligações indevidas e requalificação da rede de drenagem de águas residuais».

«Esta última intervenção representa um investimento de cerca de 99.300 euros, dos quais 30% já estão executados. No total, foram retificadas 105 ligações indevidas que, somadas às anomalias estruturais que foram corrigidas, representam menos 84,2 metros cúbicos de descargas na Ria Formosa por dia», revela a autarquia.

O relatório apresentado pela AmbiOlhão  também dá conta do trabalho, «já desenvolvido e a desenvolver, de remodelação da rede de drenagem de águas residuais, que representa um investimento total de cerca de 285 mil euros».

Entre as intervenções previstas, a Câmara de Olhão destaca «a do Bairro 16 de Junho, já concluída, a da Estrada de Quelfes, em execução, a da Rua Antero Nobre, em consignação, a da Rua da Padaria, em fase de lançamento de empreitada, e a da Azinhaga da Patinha, em fase de projeto».

No que diz respeito à prevenção, «a AmbiOlhão destaca nestes últimos 12 meses a monitorização periódica das descargas dos coletores pluviais, através da visualização das saídas pluviais na ria Formosa e da identificação de descargas anómalas».

«De sublinhar, igualmente, o trabalho de limpeza dos coletores de drenagem de águas residuais e pluviais, que permitiu que fossem intervencionados 11.800 metros da rede de saneamento e 865 metros de rede pluvial, num investimento de 36.600 euros», concluiu a Câmara.

António Miguel Pina, presidente da Câmara e do Conselho de Administração da AmbiOlhão, sublinha, por seu lado, que «mais do que os números em si, o que importa salientar é o que eles representam em termos de melhoria da qualidade ambiental do nosso concelho e das nossas águas da ria Formosa, o que só é possível através deste trabalho minucioso, e de um investimento no presente e no futuro da qualidade de vida e das infraestruturas do nosso concelho».

 



Comentários

pub