Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) 24 Maio, às 10h00, o workshop “Tudo farinha do mesmo saco”, no Auditório da Escola Superior Agrária do IPBeja.

Este workshop, focado no setor da panificação, «pretende disseminar o conhecimento e a inovação ao nível das farinhas e incluiu uma componente prática para todos os participantes sobre a avaliação da qualidade dos cereais e farinhas», refere a CEBAL.

São convidados a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC), promotora da marca “Cereais do Alentejo”, e os docentes do IPBeja, Manuel Patanita, Natividade Costa e Elizabete Rosa.

sessões de cinema de inverno

Neste workshop, a ANPOC, na pessoa de Astride Monteiro, apresentará o processo de criação e desenvolvimento da marca “Cereais do Alentejo”, «uma marca de sucesso que foi registada pela associação como selo distintivo» das culturas cerealíferas (ex:trigo), proteaginosas (ex: grão) ou oleaginosas (ex: girassol), produzidas na região Alentejo e sujeitas a regras de qualidade e de rastreabilidade.

De acordo com a CEBAL, os ideais da marca passam pelo reforço contínuo do trabalho em fileira, integrando a investigação, produção, transformação e distribuição. Além disso, «promove uma comunicação mais assertiva e transparente fazendo com que o consumidor compreenda as mais-valias de consumir produtos com “Cereais do Alentejo”.

Para mostrar que as farinhas não são todas iguais, Manuel Patanita, docente do IPBeja, irá abordar os diferentes tipos de cereais e os seus usos, num contexto de controlo de qualidade. Esta abordagem será complementada com uma sessão prática de avaliação da qualidade dos cereais e farinhas, conduzida pelas docentes Natividade Costa e Elizabete Rosa do IPBeja.

O workshop enquadra-se numa série de eventos, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, mas não só, e é destinado às empresas e associações do setor, empreendedores, e público em geral.

As inscrições para o webinar são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento deste formulário.

 

Sul Informação

 



inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica

medicina saude paciente medico

Alentejo 2030 com 4,6 milhões para investir em equipamentos sociais e de saúde da região

covid_pandemia_virus_pessoas_mascaras_loule_fc-20

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias