“Recife do Algarve – Pedra do Valado” motivou sessão participativa em Armação de Pêra

Trata-se de um «um tesouro escondido que importa conhecer, proteger e valorizar»

O “Recife do Algarve – Pedra do Valado: um tesouro escondido a proteger” foi o tema da sessão pública informativa e participativa realizada no passado dia 26 de Maio, na Lota, em Armação de Pêra, por ocasião do 24.º Festival da Caldeirada e do Mar.

A iniciativa contou com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, e com a participação, enquanto oradores, de Maxime Sousa Bispo, vereador, Manuel João Prudêncio, presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, bem como Jorge Gonçalves, Bárbara Horta e Costa e Mafalda Rangel, investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve.

A Câmara de Silves relembra que «unidos por um interesse comum, o Centro de Ciências do Mar, a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Silves, Albufeira e Lagoa promoveram e dinamizaram, em conjunto com 76 entidades, um processo de construção único, coletivo e inovador que levou à apresentação de uma proposta para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC): o Parque Natural Marinho Recife do Algarve – Pedra do Valado».

Trata-se do maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal, beneficiando de condições naturais singulares e que suporta uma biodiversidade marinha única, com muitas espécies de interesse comercial e com interesse para a conservação.

Estudos pioneiros de mapeamento de habitats e biodiversidade marinha permitiram identificar esta área como uma das mais ricas em termos de biodiversidade, com cerca de 905 espécies, equivalente a 70% de todo o litoral marinho algarvio.

A singularidade desta área é, ainda, reforçada pela descoberta de 45 novos registos para Portugal e sobretudo de 12 novas espécies para a ciência.

«A Pedra do Valado constitui-se, assim, como o Recife do Algarve, um tesouro escondido que importa conhecer, proteger e valorizar», conclui a Câmara de Silves.



Comentários

pub