Quinta do Lago como Praia Acessível é a grande novidade da bandeira azul em Loulé

O Programa Bandeira Azul conta com um espaço de apoio, o Centro Azul, em Quarteira

A época balnear oficial no concelho de Loulé decorrerá entre 1 de Junho e 30 de Setembro, e como tem sido habitual ao longo dos últimos anos, ostentarão a “Bandeira Azul” e “Qualidade de Ouro” as zonas balneares da Quinta do Lago, Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura,

Já o galardão de “Praia Acessível”, além das sete praias recorrentes, este ano será também ostentado na Quinta do Lago, «ficando de fora apenas Garrão Nascente e Almargem para que o selo da acessibilidade esteja na totalidade das praias louletanas».

O Município de Loulé, em conjunto com os demais parceiros e decisores no âmbito do Programa Bandeira Azul, tem vindo a implementar uma estratégia com vista ao reconhecimento do litoral do concelho como zona de excelência para a prática balnear, assente em padrões de harmonia e equilíbrio entre as diferentes praias e com uma oferta qualificada que se complementa e assume como referência para o turismo nacional e estrangeiro.

Esta distinção é «o coroar de um esforço assinalável e exigente que a autarquia de Loulé desenvolve na preparação e planeamento da época balnear, guiando-se por critérios como a boa qualidade das águas balneares e uma rigorosa gestão e segurança das praias e áreas envolventes», acrescenta a Câmara louletana.

A acessibilidade é também «uma das grandes apostas e preocupações do Município, que pretende ver incluídas e dignificadas as mais distintas situações humanas».

Neste sentido, as praias do concelho têm vindo a apresentar cada vez «melhores condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, inclusive com a possibilidade de banhos assistidos».

O Programa Bandeira Azul conta com um espaço de apoio, o Centro Azul, em Quarteira, aberto ao público entre junho e setembro, de segunda-feira a domingo, com a disponibilidade de dois técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades e prestam informações e esclarecimentos aos cidadãos.

Vocacionado para os jovens, esta estrutura é dirigida à população em geral e procura abranger todos os escalões etários. No Centro Azul, os cidadãos usufruem dos serviços do equipamento que pretende informar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos, para a importância de preservar e promover as zonas balneares.

 

 



Comentários

pub