Núcleo Museológico do Lyceu de Faro abre portas no sábado

O Liceu de Faro foi criado oficialmente por decreto da rainha D. Maria II a 3 de Janeiro de 1851

O Núcleo Museológico do Lyceu de Faro vai ser inaugurado este sábado, 13 de Maio, às 10h00. 

Este espaço, dedicado ao arquivo e divulgação do património da cidade de Faro e da região do Algarve, vai localizar-se na Biblioteca da Escola Secundária João de Deus, atual nome do antigo Liceu de Faro.

A cerimónia terá o seu início com a apresentação à comunidade do tema “Manuel Viegas Guerreiro e o núcleo museológico do Lyceu”.

O Liceu de Faro foi criado oficialmente por decreto da rainha D. Maria II, a 3 de Janeiro de 1851.

Em 1911, concretiza-se o pedido de passagem de Liceu “nacional” a “central”, o que lhe permite lecionar também o curso complementar (e não apenas o geral).

O nome do poeta e pedagogo algarvio “João de Deus” surge, pela primeira vez, como patrono do liceu em 1912, por um movimento iniciado pelos seus estudantes, sendo apenas reconhecido e oficializado em 1929.

Volta a designar-se Liceu Nacional de Faro em 1948 e passa a ocupar um novo espaço, no que é hoje o atual edifício localizado ao cimo da Avenida 5 de Outubro.

A obra foi entregue oficialmente a 28 de Abril de 1948 e, em 1966, o liceu volta a adotar a designação de Liceu João de Deus, e a comemorar o dia do patrono a 8 de Março (data em que se assinala o nascimento do poeta e pedagogo).

A 27 de Abril de 1978, passa a designar-se Escola Secundária João de Deus por decreto que termina com a distinção entre liceus e escolas técnicas.

Em 2009, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, a empresa pública Parque Escolar prevê obras de requalificação para o edifício, mas só em Setembro de 2010 se inicia formalmente a sua reabilitação, que só será concluída em 2015.

 



Comentários

pub