A Quinta-feira da Ascensão, ou Dia da Espiga, foi assinalada pelo Município de Albufeira, através do Clube Avô e do Centro Educativo do Cerro d`Ouro, com uma iniciativa que juntou miúdos e graúdos num convívio intergeracional destinado a celebrar as tradições.
Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelos pelouros da Ação Social e da Educação do Município de Albufeira, fez questão de relembra que «o Dia da Espiga simboliza prosperidade e, por isso, as pessoas colocam o ramo atrás da porta principal da casa para que nela nada falte. o que encerra um forte simbolismo, sobretudo nos tempos que correm de enormes desafios e dificuldades para as famílias».
Após uma caminhada e apanha da espiga, deu-se início à abertura dos ateliers, onde adultos e crianças prepararam os ramos e participaram nas diferentes atividades programadas, com destaque para o envolvimento dos mais pequeninos no cantinho dos apicultores e das ervas aromáticas, participação em tarefas ligadas ao ciclo da produção e apanha da alfarroba, confeção de bolachinhas de alfarroba, amassar e provar o pão e a visita às várias valências do Centro Educativo do Cerro d`Ouro (Escola de outrora, exposição e oficinas).
O programa integrou ainda a atuação dos alunos da professora Ana Lúcia Silva, com “Danças do Mundo”, e dos alunos da professora Ana Rita Arvela, com o Grupo de Cantares, ambos do Clube Avô de Albufeira, da Tuna da Academia do Saber de Quarteira e do Grupo Coral AIMA – Academia da Idade Maior de Albufeira.
O Município de Albufeira destaca ainda a participação de dois grupos de alunos do 1º ciclo da EB1 de Fontainhas e dois grupos do Jardim de Infância da Avenida do Ténis.
Comentários