Lagos do Mundo encontram-se em Lagos

“Encontro Lagos do Mundo” começou hoje

Cidades pertencentes à rede “Lagos do Mundo” de França, Espanha, Grécia e México, vão marcar presença num encontro que começou hoje, quinta-feira, dia 4, em Lagos, e vai decorrer até 7 de Maio.

«25 anos depois da assinatura do primeiro acordo celebrado entre o município de Lagos (Portugal) e a mairie de Lagos (França), os representantes dos vários Lagos do Mundo encontram-se para renovar o interesse na dinamização desta rede de localidades e estreitar laços de amizade e cooperação», segundo a Câmara lacobrigense.

Além das cidades de Lagos portuguesa e francesa (região d’ Aquitaine, Pirenéus Atlânticos), fazem parte desta rede localidades do município de Vélez-Málaga, na Andaluzia, em Espanha, do município de Didymoteicho, na região de Evros, e de Abdera, ambos na Grécia, Lagos de Moreno, no Estado de Jalisco, no México, e Los Lagos, na região de Los Rios, no Chile.

O programa da visita começou hoje, dia 4, com a participação das comitivas no Cortejo Histórico que abre a 11.ª edição do Festival dos Descobrimentos, no âmbito do qual se realiza o “Encontro Lagos do Mundo”.

Amanhã, às 15h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, decorre a sessão solene, «onde as partes irão formalmente reiterar o seu compromisso para com esta parceria, renovando o acordo entre os Lagos do Mundo».

«Representantes das forças vivas locais, designadamente do setor da Educação e do associativismo cultural e desportivo, foram convidados a estar presentes e a participar na sessão de trabalho que decorrerá em ato contínuo, visando aprofundar ideias quanto a possíveis projetos de intercâmbio a desenvolver neste quadro de parceria e cooperação internacional e envolver ativamente as respetivas comunidades residentes», acrescenta a Câmara de Lagos.

 



Comentários

pub