Alunos de Boliqueime promovem tradições locais com exposição e performances

No dia 25 de Maio, às 21h00, no Museu Municipal de Loulé

“Tradições: vida, arte e reflexões – os Maios” é o nome do projeto cultural da Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, de Boliqueime, que juntamente com o Museu Municipal de Loulé, convida a população a visitar uma exposição e a assistir a várias performances no próximo dia 25 de Maio, às 21h00, no museu.

O evento integra a I Bienal Cultura e Educação – Retrovisor: uma História do Futuro, que começou em Março e decorre até Junho, em todo o território nacional, e resulta da parceria entre a Escola e o Museu no âmbito da iniciativa Ponto de Encontro, que pretende promover a articulação de ações e projetos entre as escolas e os equipamentos culturais municipais de Loulé, «de forma estruturante e continuada».

“Tradições: vida, arte e reflexões – os Maios” enaltece «as tradições locais do património cultural e imaterial através da celebração de datas temáticas ao longo do ano, a partir da construção e animação dos bonecos típicos algarvios “Os Maios”, e recorrendo a várias formas de expressão artística como o teatro, as artes visuais, a dança e a música».

Além disso, o projeto tem como objetivo explorar as tradições gastronómicas e os usos e costumes da região algarvia através de espetáculos teatrais e musicais, exposições e workshops de âmbito artístico e de articulação curricular.

«Considerando que as instituições culturais são territórios educativos por excelência e que as instituições educativas são polos culturais privilegiados, esta iniciativa do Plano Nacional das Artes e da Câmara Municipal de Loulé com as escolas e as instituições culturais pretende apoiar a oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação entre ambas», esclarece Lina Campos, coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes. 

 



Comentários

pub