Algas trazem jovens cientistas e profissionais de todo o mundo à Universidade do Algarve

Young Algaeneers Symposium começa amanhã, dia 9 de Maio

Mais de centena e meia jovens cientistas e profissionais do setor das algas de todo o mundo vão participar no Young Algaeneers Symposium, que vai decorrer a partir de amanhã, terça-feira, e até 11 de Maio, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

Ao longo de três dias «serão discutidos os últimos avanços nas mais diversas áreas do setor das algas, tais como: novos alimentos, captura de carbono, biorrefinaria, biologia sintética, prospeção e seleção de estirpes e digitalização de processos biotecnológicos», segundo a organização.

O simpósio conta com apresentações de especialistas no setor, sessões de networking e partilha de testemunhos de CEOs de empresas portuguesas do setor, nomeadamente a Sparos, a A4F e a Algaplus.

Entre os convidados, contam-se Gao Fengzheng (ETH Zurich), João Varela (CCMAR), Anabela Raymundo (Universidade de Lisboa), Hugo Pereira (GreenCoLab), Carlos Unamunzaga (EABA/Fitoplancton Marino), Luis Costa (A4F), Helena Abreu (ALGAplus), Jorge Dias (Sparos), Joao Navalho (Necton), Jean-Paul Cadoret (EABA/Algama), Antoinette Kazbar (Universidade de Wageningen).

 

 

«Os participantes irão ainda apresentar posters científicos com os mais recentes trabalhos no setor e organizar-se em grupos de trabalho para debater as diferentes aplicações desta tecnologia».

O evento inclui visitas à Necton, «uma empresa de Olhão especializada na produção de microalgas», ao Centro de Ciências Marinhas da Universidade do Algarve, «uma organização de investigação e ensino focada em tópicos relacionados com ambientes marinhos», e ao GreenCoLab, «uma plataforma colaborativa com sede na Universidade do Algarve que visa a transferência de conhecimento do sector das algas entre a academia, indústria e consumidores».

O Young Algaeneers Symposium é um evento« organizado por e para jovens com o apoio da EABA, a Associação Europeia de Biomassa de Algas, e que todos os anos é acolhido numa cidade europeia diferente, atraindo participantes de todo mundo. Em edições anteriores já passou por Wageningen (Países Baixos), Montpellier (França), Oban (UK) e Malta».

No dia 11 de Maio o evento é aberto ao público e, para além da apresentação dos resultados dos grupos de trabalho, também será eleito o melhor poster científico apresentado durante o simpósio, que receberá um cabaz de produtos à base de algas, patrocinado pela Your Well.

O evento é também patrocinado pela Schott, A4F – Algae for Future, Algreen e Necton.

 



Comentários

pub