Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A capacitação tecnológica das empresas do Alentejo é o grande objetivo da aceleradora para o comércio digital que um consórcio liderado pela Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja (ACSTDB) vai implementar na região.

O projeto tem o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, de acordo com um comunicado da associação sediada em Beja, terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas” da região.

“A mais-valia [deste projeto] é possibilitar às micro e pequenas empresas informatizar algum serviço que tenham, […] através de ajudas até 2.000 euros a fundo perdido”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da ACSTDB, João Rosa.

albufeira sounds

Segundo o responsável, a iniciativa “ainda está numa fase inicial”, estimando que o processo seja “operacionalizado entre o terceiro e quarto trimestre deste ano”.

Para João Rosa, a capacitação digital “é, sem dúvida alguma, uma necessidade na região”.

“O nosso tecido empresarial tem poucas habilitações, pouca informação, e temos de trabalhar no sentido de isto ir melhorando”, acrescentou o presidente da associação.

Em comunicado enviado à Lusa, a ACSTDB explica que o consórcio por si liderado integra ainda associações empresariais e comerciais dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora e Setúbal.

Na nota é ainda referido que o consórcio do Alentejo, juntamente com o do Algarve, liderado pela Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV), apresentaram o projeto BolMerc B2B – Aceleradora Alentejo e Algarve ao concurso do PRR destinado às Aceleradoras de Comércio Digital, tendo sido vencedores.

A iniciativa terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas de ambos os territórios, com recurso a ferramentas de diagnóstico e adaptando tecnologicamente as estruturas de apoio e proximidade com as diferentes associações e agentes públicos e privados”.

Os sete consórcios vencedores do concurso do PRR para a implementação de Aceleradoras de Comércio Digital foram revelados em 26 de abril, numa cerimónia em Lisboa, presidida pelo ministro da Economia, António Costa Silva.

O programa, com uma dotação total de 55 milhões de euros, “irá, em todo o território nacional, capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares, no seu desenvolvimento e maturidade digital”, explicou o Ministério em comunicado.

Ainda segundo o Ministério da Economia, a medida irá abranger 30 mil empresas e tem várias fases.

Entre os sete vencedores contam-se, além da ACSTDB e da AEQV, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), líder do consórcio da região Norte, o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC-CCIC), líder do consórcio da região Centro, e a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), líder do consórcio da Área Metropolitana de Lisboa.

Fazem também parte dos vencedores a Associação Comercial e Industrial do Funchal, Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), líder do consórcio da Região Autónoma da Madeira, e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria (CCIPD), líder do consórcio da Região Autónoma dos Açores.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Sul Informação - Corpo em decomposição de jovem de 20 anos encontrado no rio Mira

Rapaz de 17 anos desaparece nas águas de rio em Odemira

Sul Informação - Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Sul Informação - Colisão na A2 perto de Almodôvar faz 3 feridos graves e 4 leves

Despiste na A2 provoca um morto e um ferido grave em Ourique