Turismo Científico é tema de Encontro Participativo em Sagres

Serão debatidas as conclusões do projeto SciTour – Turismo Científico

Imagem de Arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Centro de Interpretação da Lota de Sagres vai acolher um Encontro Participativo sobre Turismo Científico, no dia 17 de Abril, às 14h30, uma iniciativa promovida pelo Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos, em conjunto com o Município de Vila do Bispo, onde se discutirão os resultados do projeto SciTour, que visa avaliar o potencial para o turismo científico no Algarve.

Este projeto liderado pelo Centro Ciência Viva lacobrigense, que tem a Universidade do Algarve como parceiro, é «uma nova abordagem para promover o turismo sustentável no Algarve por intermédio da valorização do património natural e cultural local».

«Vários casos de estudo foram explorados, centrados em quatro campos principais: Geologia, Paleontologia, Arqueologia e Biodiversidade Marinha. O encontro participativo pretende reunir especialistas, investigadores, empresários locais e outros interessados para discutir as conclusões do projeto e explorar formas de promover o turismo científico na região», segundo o CCV de Lagos.

O encontro participativo sobre Turismo Científico «será uma oportunidade para discutir o potencial do Algarve como destino para turismo científico, bem como para identificar oportunidades de negócio e colaboração entre os participantes».

«Introduzir e discutir o conceito de turismo científico», «avaliar o valor potencial deste tipo de turismo para a região, «identificar vários instrumentos/produtos do turismo científico, «examinar as vantagens, desvantagens e impactos destes instrumentos/produtos», «fornecer exemplos concretos de ofertas turísticas para discutir a sua implementação e operacionalização, potenciais obstáculos, e formas de ultrapassar estes obstáculos, e identificar as partes envolvidas na implementação» e «identificar outros tipos de turismo científico a serem desenvolvidos no futuro», são alguns dos objetivos do encontro de dia 17.

Os interessados em participar na sessão devem inscrever-se aqui. A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

O projeto SciTour – Turismo Científico é financiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, co-financiado pelo Fundo Social Europeu.

 

Sobre o Projeto SciTour

«SciTour é um projeto de investigação que explora e desenvolve o Património Natural e Cultural do Barlavento Algarvio como produto do Turismo Científico, nas áreas da Geologia, Paleontologia, Arqueologia e Biodiversidade Marinha, visto que são estas as áreas que apresentam maior potencial na nossa área de intervenção. São recursos sustentáveis que atualmente estão subvalorizados, subdesenvolvidos e subutilizados.

O turismo é a indústria mais significativa da região, o Algarve já beneficia da existência de acessibilidades e infraestruturas para os visitantes que facilita a implementação e o desenvolvimento do Turismo Científico como um novo produto que ajuda a diversificar a oferta atual e a contrariar a sazonalidade do turismo, sendo sustentável ao longo de todo o ano e adequado ao mercado interno e externo. A diversificada distribuição geográfica deste recurso que ultrapassa a linha de costa tem potencial para desenvolver ainda mais a economia local de áreas que tendem a atrair menos visitantes complementando o atual modelo “Mar e Sol” como principal impulsionador.

SciTour funciona como uma ponte entre Educação, Ciência, Comunicação e Turismo, ou seja, um elemento unificador entre estas áreas do conhecimento.

A equipa de investigação prevê uma abordagem prática que integra uma estratégia mais ampla para o Turismo de Ciência, a Comunicação da Ciência e a disseminação de conteúdo científico. Esta nova abordagem, reuniu o interesse e o apoio dos municípios locais, operadoras, Região de turismo do Algarve e outras partes interessadas. O objetivo coletivo é realizar a pesquisa, desenvolver as ferramentas e produzir os conteúdos para, não apenas envolver e atrair novos visitantes para novos locais, mas sobretudo envolver esses novos visitantes e as populações locais e contribuir para um aumento da sua literacia nas diversas áreas de atuação e interesse individual.

O projeto de investigação SciTour é um primeiro passo para coordenar uma estratégia regional concertada para a criação de uma oferta de classe mundial que possa ajudar a diferenciar a região do Algarve, contrariando a sua localização periférica. Igualmente aumentar a competitividade face aos emergentes, e por vezes mais baratos, novos mercados de turismo.

“Esta estratégia de investigação, desenvolvimento e valorização dos nossos recursos naturais pode tornar-se um cartão de visita para atrair investigadores e especialistas para vir visitar, ficar e estudar, aumentando o potencial de investigação, publicação de novos trabalhos, partilha de novas perceções e conhecimentos, e fortalecer a relevância do nosso património natural”, diz Luís Azevedo Rodrigues, Diretor do CCVL e Investigador responsável do Projeto.

O projeto SciTour deve ser visto como um novo desenvolvimento do Turismo sustentável e duradouro».

 

 



Comentários

pub