“Os Dias Abertos de Cachopo” estão de volta

A 15 e 16 de Abril, mas realiza-se também em Maio e Junho

O Município de Tavira promove, nos dias 15 e 16 de Abril, mais uma iniciativa no âmbito do programa “Os Dias Abertos de Cachopo”, com atividades de pesquisa e divulgação científica dirigidas ao público geral.

No dia 15 terá lugar, na aldeia de Cachopo, o passeio “A produção cerealífera em Cachopo: biodiversidade e sistemas de moagem”, por Carlos Faísca (historiador), Custódio Campos (moleiro) e pela Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais.

No dia 16 realiza-se no monte da Feiteira a demonstração culinária e conversa “Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação”, por Margarida Vargues (Chef de cozinha), Nuno Palma (produtor local) e Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais.

A atividade centrar-se-á no património cerealífero de Cachopo, nos sabores e saberes do cereais e produtos da época – como cozinhar em família e com as crianças e como estes produtos são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica.

As atividades são gratuitas e terão a duração máxima de sete horas, estando a partida de Tavira prevista para as 9h00. As ações têm um número limitado de pessoas e o transporte é da responsabilidade da autarquia.

As inscrições para o passeio “A produção cerealífera em Cachopo: biodiversidade e sistemas de moagem” podem ser feitas aqui e para a demonstração culinária “Biodiversidade agrícola – comidas antigas e inovação” aqui. A data limite é 13 de Abril.

Em Abril, as atividades assinalam o Dia Nacional dos Moinhos, promovido pela Sociedade Internacional de Molinologia. Este ano o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é “Património e Mudança” e visa promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

“Os Dias Abertos de Cachopo”, coordenados pelo Museu Municipal de Tavira, visam a proteção e salvaguarda do património cultural e natural (uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Resilientes” da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável). Neste inclui-se a relação entre património imaterial e sustentabilidade, centrada na Dieta Mediterrânica, valorizando, desta forma, os recursos territoriais e o conhecimento.

Este programa integra o projeto “Dieta Mediterrânica nos Territórios de Baixa Densidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020. “Os Dias Abertos de Cachopo” contam com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, do Centro Paroquial de Cachopo e da Associação In Loco.

Em Maio há também atividades: no dia 13 realiza-se o passeio “A paroquial de Santo Estêvão de Cachopo: memória e identidade”, por Marco Sousa Santos (historiador de arte) e Albino Martins (diácono), e no dia 14 o passeio “Os trajetos da Serra entre montes de Cachopo para a interpretação da arquitetura e da paisagem”, por Miguel Reimão Costa (arquiteto).

Já em Junho no dia 3 há passeio “Histórias escondidas nas rochas e paisagens de Cachopo” por Francisco Lopes e Hélder Pereira
(professores de Biologia e Geologia, especialistas em Património Geológico e Geoconservação), e no dia 4 há passeio “Processos e técnicas de construção tradicional, vernácula, de alvenarias de xisto” por Alexandre Miguel Costa (arquiteto).

 



Comentários

pub