Município de Lagos promove simulacros em oito locais do concelho

No âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

O Município de Lagos vai promover, durante o mês de Abril e Maio, simulacros em oito locais do concelho. 

A iniciativa é realizada no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e decorrerá em aglomerados populacionais do espaço rural do território.

O objetivo do Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta, Guarda Nacional Republicana e Corpo de Bombeiros de Lagos é «sensibilizar e informar a população sobre os caminhos de evacuação e os locais de abrigo ou refúgio coletivo da sua área de residência com o auxílio de um oficial de segurança local», refere a autarquia em nota.

Implementado ao abrigo de um protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), “Aldeia Segura” é um programa de proteção de aglomerados Populacionais e de proteção Florestal e destina-se a estabelecer «medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgia».

Já o programa “Pessoas Seguras” visa promover «ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais».

O programa de realização de simulacros está marcado para dia 21, na Farta Vacas, dia 24 nas Colinas Verdes, dia 27 no Pincho e dia 28  na Pedra Branca, sempre às 19h00.

No dia 9 de Maio é a vez de Monte Ruivo, a 10 no Barão de S. João, a 12 no Colégio (todos às 19h00) e a 13 em Bensafrim (às 10h00).

 

 



Comentários

pub