Maios regressam a Santa Rita e Manta Rota

No Algarve, em muitos lugares, é costume, no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias

A tradição dos Maios vai regressar, no feriado do Dia do Trabalhador (1 de Maio), à aldeia de Santa Rita e à praia da Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António.

Em Santa Rita, a iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, e pela população local, e pode ser visitada durante todo o dia, nas ruas da aldeia, permitindo reviver esta antiga tradição festiva tão característica na região.

Também este ano, a associação “Santa Rita, A Nossa Aldeia” organizará um Mercadinho dos Maios, entre as 10h00 e as 17h00, trazendo ainda mais animação à localidade.

Já na Manta Rota, a tradição é reavivada pela associação “A Manta” e por Maria Cândida Justo Romano, popularmente conhecida por “Candinhas”.

A exposição de Maios pode ser visitada na estrada Dr. Luís Medeiros Antunes, na Estrada da Manta Rota (a partir da zona pedonal e até ao antigo casino/posto de Turismo) e junto ao balneário público.

No Algarve, em muitos lugares, é costume, no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Trata-se de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada.

São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando atividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso.

 



Comentários

pub