Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste de Vila do Bispo já está em construção

Empreitada custará mais de 1,6 milhões de euros

Uma ecovia com mais de 26 quilómetros, que ligará Sagres ao concelho de Aljezur, e uma ciclovia de cerca de 5,5 quilómetros, entre o Cabo de São Vicente e a rotunda das quatro estradas de Sagres, já começaram a ser construídas em Vila do Bispo.

A construção destas duas infraestruturas, que, em conjunto, terão 31,531 quilómetros de comprimento, representa um investimento global de mais de 1,6 milhões de euros.

A definição do percurso das duas vias «teve como princípio a utilização preferencial de vias existentes, de tráfego reduzido e elevado valor paisagístico», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

Segundo a autarquia, as duas infraestruturas em construção «têm características diferentes: enquanto a ecovia visa, tendencialmente, servir viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia é um percurso ciclável de menor extensão, que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias».

 

 

Esta obra será comparticipada pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) no valor de 630.585,22 euros. O restante será suportado pela Câmara Municipal.

«A Ecovia e Ciclovia do Litoral Sudoeste é um projeto estruturante para Vila do Bispo em termos de mobilidade e da atratividade do território, pois constituirá um importante passo na construção de um município sustentável e amigo do ambiente. Ao proporcionar 31,531 km de percurso ciclável e pedonal, está a incentivar a prática desportiva, contribuindo para um maior bem-estar», conclui a Câmara.

 

 



Comentários

pub