25 de Abril em Faro vai ter sessão solene e espetáculos no Teatro das Figuras e Palco da Doca

Comemorações começam hoje

Faro vai celebrar o 49º aniversário do 25 de Abril com o tradicional hastear de bandeiras na Praça da Liberdade, a sessão solene no Teatro Lethes e a realização de espetáculos musicais no Teatro das Figuras e no Palco da Doca.

As comemorações começam hoje, 24 de Abril, com o concerto original e inédito “Duma Assentada”, by South Music, que decorre no palco da Doca, às 22h00. No âmbito deste projeto, criado para este momento, cinco vozes da região (Ana Tereza, Edna Oliveira, Fernando Leal, Inês Miranda e Maria João Jones) vão interpretar alguns dos temas mais emblemáticos associados à Revolução dos Cravos.

A apoiar os intérpretes estarão João Nunes (guitarra), Luís Caracinha (guitarra), Gabriel Costa (piano), Fernando Júdice (baixo), Tiago Rêgo (percurssões), Ruben Salamanca (bateria) – todos músicos que atenderam ao desafio do projeto South Music, promovido pelo Município -, bem como os convidados Fábio Reis (trombone) e Rúben Rodeia (saxofone).

Entre o alinhamento estarão temas dos grandes nomes da música de intervenção, como José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho, Simone de Oliveira ou José Afonso.

Amanhã, dia 25, as comemorações têm início às 10h00, na Praça da Liberdade, com uma atuação da Banda Filarmónica de Faro, seguida do hastear das bandeiras e de uma atuação da «classe de danças do Conservatório Regional do Algarve e um pequeno apontamento musical do barítono Rui Baeta.

Às 11h00 segue-se a sessão solene no Teatro Lethes, que contará com vários momentos musicais a cargo de quatro jovens acordeonistas, alunos do professor Nelson Conceição: Inês Faria, Pedro Ramos, Rodrigo Veloso e Tiago Conceição.

A sessão vai ainda contar com um momento de poesia pelo ator Luís Vicente e um momento de dança por Rita Salazar.

Destaque ainda para o Concerto para Abril, que acontece às 18h30, no Teatro das Figuras. Este concerto da Orquestra do Algarve, com o contributo do Coro Comunitário da Orquestra do Algarve e a presença da cantora Viviane, vai interpretar música de autores incontornáveis como Carlos Paredes, Fernando Lopes-Graça, José Mário Branco e Zeca Afonso, com orquestração do compositor Francisco Tavares.

Os bilhetes para este espetáculo são gratuitos e estão disponíveis na bilheteira do Teatro das Figuras.



Comentários

pub