Ministro da Economia foi a São Brás de Alportel conhecer uma Globalfire com veia exportadora

No âmbito da inciativa Governo + Próximo

António Costa Silva, ministro da Economia, visitou na quarta-feira, dia 1, a Globalfire Equipment, empresa de São Brás de Alportel que emprega mais de centena e meia de trabalhadores e é uma referência internacional na tecnologia de deteção de incêndios, no âmbito da iniciativa “Governo mais Próximo”, que decorreu nos dias 1 e 2 de Março e trouxe o Governo “em peso” à região.

O ministro ficou a conhecer melhor esta empresa que, segundo a Câmara de São Brás de Alportel, «exporta para quase uma centena de países no mundo, a partir da Zona Industrial de Barrabés», segundo a autarquia.

O membro do Governo «visitou esta área do concelho, que se constitui como um dos mais dinâmicos eixos de desenvolvimento económico, onde já estão localizados alguns investimentos privados que são referência em diversas áreas, entre as quais assumem relevância os setores complementares à construção civil e as indústrias extrativas de pedra».

Durante a visita, António Costa Silva revelou-se «contente» por encontrar uma empresa destas caraterísticas em São Brás de Alportel e realçou «a interessante ligação da empresa ao desenvolvimento tecnológico e a colaboração com a Universidade do Algarve».

Vitor Guerreiro, presidente da Câmara, afirmou que esta empresa «é motivo de orgulho para o concelho, dá notoriedade e projeta São Brás de Alportel», levando o nome do município «a todo o mundo».

O presidente da autarquia e os vereadores Marlene Guerreiro e Acácio Martins apresentaram ao ministro alguns dos projetos da estratégia de desenvolvimento do município e de solicitar o apoio do Governo para a execução de alguns dos projetos estruturantes para o concelho, começando pela infraestruturação e dinamização do Parque Empresarial de São Brás de Alportel.

Este é «um projeto municipal, essencial para a fixação de empresas e criação de emprego, numa área de 18 hectares, com 25 parcelas para comércio, serviço e indústria, com 36.000 m2 de área de construção prevista, onde se pretende criar um centro de incubação empresarial e acolher empresas em diversas áreas».

O novo Parque Empresarial, um «projeto vital para o desenvolvimento económico de São Brás de Alportel», onde já se encontram instaladas algumas empresas , tem «a ambição de potenciar os recursos endógenos, como sejam a alfarroba, a pedra e a cortiça, numa aposta na inovação e na modernização tecnológica, ponte entre o passado e o futuro».

A Requalificação do eixo viário – EM 514, que liga esta área de dinamização económica à ligação à A22, pelo nó de Olhão/Moncarapacho,  é outro dos projetos «estruturantes» e «fundamental para a atratividade empresarial» defendidos pelo município.

Os autarcas são-brasenses salientaram «a absoluta importância da aposta na melhoria da acessibilidade digital, que neste momento se assume de vital importância, a par da acessibilidade física».

Vitor Guerreiro referiu ainda a urgência do avanço do projeto de requalificação da EN2 e Ligação à A22, «que se encontra em fase de aperfeiçoamento do projeto de execução, e cuja concretização se assume determinante para o desenvolvimento do concelho».

O Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo, a instalar no Quarteirão 4 Olhos, a Oficina das Artes, através da reabilitação do antigo Lagar de Azeite, são outras obras que constam do dossier entregue pelo município ao ministro da Economia.

 

 



Comentários

pub