PR desiludido com bispos defende reparação das vítimas

O chefe de Estado sugeriu que agora a Conferência Episcopal Portuguesa faça «uma reflexão complementar para reencontrar o caminho que se perdeu nestes 20 dias»

O Presidente da República declarou-se esta quinta-feira, 9 de Março, desiludido com a resposta da Conferência Episcopal Portuguesa ao relatório sobre abusos sexuais de menores na Igreja Católica Portuguesa e defendeu uma reparação das vítimas.

Em entrevista à RTP e ao Público, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que «foi uma desilusão a posição da Conferência Episcopal», considerando que foi tardia e «ficou aquém em todos os pontos que eram importantes».

«Como Presidente da República a expectativa que havia era tão simples: era ser rápido, assumir a responsabilidade, tomar medidas preventivas e aceitar a reparação. E de repente é tudo ao contrário, em termos gerais, ou cada um para seu lado», lamentou.

O chefe de Estado sugeriu que agora a Conferência Episcopal Portuguesa faça «uma reflexão complementar para reencontrar o caminho que se perdeu nestes 20 dias».

Na sexta-feira passada, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa José Ornelas recusou indemnizações às vítimas de abusos sexuais por parte da Igreja Católica Portuguesa, remetendo-as para os autores individuais dos crimes.

Por sua vez, no domingo, o cardeal patriarca de Lisboa Manuel Clemente interrogado sobre eventuais indemnizações declarou: «eu até acho isso um bocadinho – desculpem-me a expressão – insultuoso para as vítimas, até porque a generalidade das vítimas não falou, nenhuma delas, em indemnização».

 



Comentários

pub