Jesper de Jong é o novo campeão do The Campus Open

Mats Hermans e Mick Veldheer, também dos Países Baixos, conquistaram o título de pares

Jesper de Jong sagrou-se, este domingo, 12 de Março, campeão de singulares do The Campus Open, o torneio internacional masculino de 25.000 dólares que aconteceu pela sexta vez com os apoios do Resort da Quinta do Lago e da Federação Portuguesa de Ténis.

Número 294 do ranking ATP (foi 160.º em junho de 2022), Jesper de Jong impôs-se ao japonês Naoki Nakagawa (455.º) em três partidas, com os parciais de 6-1, 5-7 e 6-4, após 2h13.

Dividida em três “atos”, a final deste domingo começou com De Jong a tirar proveito de uma pancada de serviço apurada para, num ápice, ganhar vantagem frente a um adversário que entrou pouco concentrado. Mas depois Nakagawa — que na véspera afastou o português Henrique Rocha — reagiu, prolongou as trocas de bolas e com um aumento da consistência desde a linha de fundo entrou na discussão do título.

A partir do momento em que o nipónico começou a oferecer réplica a final tornou-se equilibrada e quer a segunda partida, quer a terceira foram resolvidas com quebras de serviço na reta final: na segunda, de Jong acusou a pressão quando serviu para garantir um tie-break; na terceira, uma entrada nervosa de Nakagawa ao 4-4 deu ao adversário a oportunidade de que precisava para consumar a vitória.

“É uma ótima sensação. Passei por um período difícil, por isso é muito bom voltar a conquistar um título. Esta semana não joguei o meu melhor ténis, por isso saio ainda mais confiante daqui e espero continuar a evoluir”, afirmou Jesper de Jong após carimbar a quinta vitória de uma semana que descreveu como “pouco ortodoxa” pela ginástica que foi necessária de forma a amortizar os atrasos causados pela chuva nas primeiras jornadas.

“O meu objetivo é entrar no qualifying de um torneio do Grand Slam ou em Roland-Garros, ou em Wimbledon. Tenho trabalhado muito para voltar a subir o meu ranking, por isso estou feliz por ver que está a dar resultado”, concluiu o tenista de 22 anos.

Depois da celebração de Jesper de Jong ainda houve tempo para mais uma celebração de jogadores dos Países Baixos, pois Mats Hermans e Mick Veldheer conquistaram o título em pares: os dois neerlandeses levaram a melhor na final contra o chileno Diego Fernandez Flores e o espanhol Adria Soriano Barrero (que ao início da tarde afastaram os portugueses Jaime Faria e Duarte Vale nas meias-finais) em duas partidas, por 6-4 e 6-3.

No final, Roque Rocha, o diretor do torneio, fez um balanço positivo da sexta edição do The Campus Open: «No início foi bastante complicado porque tivemos três ou quatro dias em que foi difícil jogar devido à chuva, mas esforçámo-nos e também temos de agradecer à Vilamoura Tennis & Padel Academy porque pudemos utilizar alguns campos. No final conseguimos levar o torneio avante e terminámos bem, com uma grande final entre dois excelentes jogadores».

O The Campus Open regressará em 2024, mas em Outubro haverá a segunda edição do The Campus Ladies Open.



Comentários

pub