Exercício testou resposta a acidente ferroviário na Estação de Tunes [com fotos]

O “FerroEx_Alg.II’23” juntou mais de uma centena de operacionais

A estação ferroviária de Tunes foi o palco do exercício “FerroEx_Alg.II’23”, uma iniciativa que colocou 104 operacionais e 52 veículos das diferentes forças de resposta que integram o Plano Prévio de Intervenção (PPI) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para a Linha Ferroviária do Algarve «perante um exigente e desafiante cenário fictício», na sexta-feira, dia 24 de Março.

Os operacionais envolvidos testaram, durante a noite, «as capacidades de intervenção e os procedimentos de reação a um acidente grave envolvendo matérias perigosas», segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC), que conduziu este «exercício operacional, de âmbito regional, com movimentação de meios reais (LivEx – Live Exercise)», com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Silves e em articulação com a Infraestruturas de Portugal, SA, CP – Comboios de Portugal e a TAKARGO.

O “FerroEx_Alg.II’23” envolveu ainda «um comboio de passageiros enquadrado no cenário e de onde resultaram múltiplas vítimas».

«No hot debriefing realizado já na madrugada de sábado foi possível concluir que todos os objetivos propostos pela equipa central de planeamento foram executados, o que permitiu testar e identificar lições em todas as dimensões deste plano operacional de resposta, a par dos procedimentos internos de emergência da comunidade ferroviária», segundo o CREPC.

Segundo os coordenadores do exercício, «foram validados os procedimentos de ativação, despacho e notificação, a abordagem e intervenção nas diferentes componentes operacionais da resposta, como é o caso da busca e salvamento e evacuação primária, da triagem, estabilização e referenciação de feridos, bem como o encaminhamento para as unidades hospitalares».

 

A montagem de um Posto de Comando Operacional no local permitiu, por outro lado, «a gestão de informação, as comunicações, a coordenação institucional e articulação entre os diferentes Agentes de Proteção Civil e Entidades cooperantes, numa plena aplicação do Sistema de Gestão de Operações (SGO)».

Sendo este um exercício que pretende, ao máximo, simular uma situação real, foram igualmente envolvidos os serviços de ação social do Município de Silves, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Segurança Social, que «desenvolveram acolhimento e processamento e o respetivo apoio psicossocial aos passageiros ilesos».

O SMPC de Silves assegurou a sustentação logística das operações e o apoio técnico especializado e participaram ainda, além da ANEPC, os Corpos de Bombeiros do Algarve, a GNR, INEM e a Segurança Social, a Atlantic Cargo, a CP, a IP e a TAKARGO.

O exercício também contou com cerca de 50 figurantes, entre alunos do Curso de Técnico de Proteção Civil da Escola Secundária Poeta António Aleixo (Portimão), estagiários e cadetes dos Corpos de Bombeiros do concelho de Silves e escuteiros do Agrupamento de Silves do Corpo Nacional de Escutas, que «garantiram a necessária dinâmica de vítimas no interior do comboio de passageiros».

 

 

 



Comentários

pub